SóProvas


ID
4953016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Sabe-se que o aparecimento de fenômenos tardios não oferece qualquer dificuldade para o diagnóstico da morte. No entanto, diagnosticar a morte recente é tarefa que exige maiores conhecimentos. De acordo com a classificação de Borri, os fenômenos cadavéricos se traduzem por sinais detectáveis pelo exame clínico ou com o auxílio de instrumentos. Acerca desse tema, julgue o item seguinte.


Entre os períodos da putrefação, o coliquativo se caracteriza pelo aspecto gigantesco que assume o cadáver, pelos membros semi-fletidos (atitude de boxeador) e pela face vultuosa (lábios grossos e língua procidente).

Alternativas
Comentários
  • Esses elementos descritos caracterizam a fase gasosa.

  • INCORRETA

    Inicialmente as " 4 FASES DA PUTREFAÇÃO" são: Cromática (ou de coloração), Gasosa (ou enfisematosa), Coliquativa (ou de liquefação) e, por fim, a da Esqueletização.

    Na 2º fase, a Gasosa (enfisematosa), inicia-se em torno de 48 horas pós mortem e dura aproximadamente 14 dias. É aqui nesta fase, portanto, que ocorre o aspecto gigantesco, atitude de boxeador , lábios grossos e a língua procidente.

    Já com relação a 3º fase, a Coliquativa (de liquefação), que inicia-se a partir da 3º semana pós mortem, é relacionado a "dissolução das partes moles", surgindo, assim, um grande número de larvas de insetos.

  • PERIODO COLIQUATIVO: A coligação é a dissolução pútrida das partes moles do cadáver pela ação conjunta das bacterias e da fauna necrófaga. Os gases se evolam, o odor é fétido e o corpo perde gradativamente a sua forma. Dependendo das condiçoes de resistência do corpo e do local onde está inumado, esse periodo pode durar um ou varios meses, terminando pela esqueletizaçao..

  • Alternativa ERRADA

    Resumidamente:

    A situação ilustrada refere-se a fase GASOSA, sendo caracterizada pelo aspecto gigantesco e deformado (posição de lutador). Sendo classificada dentro do tópico "SINAIS TARDIOS DESTRUTIVOS" , sendo uma das quatro fases inseridas no estado de "PUTREFAÇÃO".

    Vale destacar que a fase COLIQUATIVA é a DISSOLUÇÃO PÚTRIDA COM LIQUEFAÇÃO DAS VICERAS E DOS TECIDOS MOLES.

    Bizu:

    --> GASOSA: CORPO GORDINHO

    --> COLIQUATIVA: CORPO MAGRINHO, DESIDRATADO.

  • Gabarito: incorreto.

    A 3 ° Fase coliquativa : Trata-se da redução do volume do cadáver devido a desintegração dos tecidos. Começa aproximadamente 3 semanas pós morte

  • Errado, pois a situação denomina a fase gasosa da putrefação, onde se inicia 48 horas após a morte, a fase coliquativa denomina uma fase líquida e tem duração de 48 horas.

  • GABARITO ERRADO

    Resuminho BREVE:

    Fenômenos transformativos DESTRUTIVOS

        Autólise – destruição das células pelas próprias proteínas que produz e que tem ação digestiva, chamadas de enzimas;

        Putrefação – início da interferência bacteriana:

     a.       Coloração/Cromática – inicia-se com mais ou menos 24 horas e se inicia com uma mancha verde abdominal;

     b.      Gasosa/Enfisematosa – forma bolhas com conteúdo podre, queima como chama amarela. Aqui, temos a circulação Póstuma de Brouardel, que ocorre por força dos gases da putrefação que se espalham no interior dos vasos sanguíneos (tempo morte, mais ou menos de uma semana).

    OBS: putrefação é o marco de desfazimento da rigidez cadavérica.

     c)       Coliquativa – período de dissolução pútrida do cadáver, o qual se inicia três semanas após a morte;

     d)      Esqueletização – há perda dos tecidos moles, sendo que os músculos, vísceras e ossos vão aparecendo.

     _____________________________________ 

    Maceração:  É um fenômeno de transformação que ocorre no cadáver quando em meio aquoso como nos afogados (maceração séptica), ou pode ocorrer no feto quando morre no útero da mãe do sexto ao nono mês de gestação (maceração asséptica).

     Segundo a doutrina, a maceração se apresenta em três graus:

    1º grau: presença de flictenas (bolhas);

    2º grau: rotura das flictenas (bolhas);

    3º grau: deformação craniana e infiltração hemoglobínica nas vísceras.

    bons estudos

     

  • Essa "atitude de Boxeador" são presentes em vitimas mortas carbonizadas.

  • O enunciado trata da fase enfisematosa, caracterizada pela grande produção de gases pela microbiota cadavérica; período esse sinalizado pela circulação póstuma de Brouardel. Portanto, gabarito ERRADO.

  • fases da putrefação===

    1)coloração-cromático

    2)gasoso- posição de lutador

    3)coliquativo- as partes se soltam

    4)esqueletização-ossos presos por ligamento

  • É a fase gasosa ou enfisematosa!!

  • GABARITO: ERRADO

    Período gasoso ou enfisematoso. Do interior do corpo, vão surgindo os gases de putrefação (enfisema putrefativo), com bolhas na epiderme, de conteúdo líquido hemoglobínico. O cadáver toma um aspecto gigantesco, principalmente na face, no abdome e nos órgãos genitais masculinos, dando-lhe a posição de lutador.

    Nota-se a projeção dos olhos e da língua e a distensão do abdome, o qual permite um som timpânico pela percussão. Esses gases fazem pressão sobre o sangue que foge para a periferia e, pelo destacamento da epiderme, esboça na derme o desenho vascular conhecido como circulação póstuma de Brouardel . Esses gases também podem fazer pressão sobre os órgãos abdominais, produzindo prolapsos intestinais e genital, e às vezes, quando em presença de uma gravidez, a expulsão do feto no chamado “parto post mortem” .

    Referência: Medicina Legal - Genival Veloso de França

  • Fase coliquativa: redução do volume do cadáver devido a desintegração dos tecidos. Começa aproximadamente 3 semanas pós morte

  • PUTREFAÇÃO

    1° Período: cromática 

    • aparecimento das manchas verdes abdominais, surge entre 18 e 24h e se espalha por todo corpo entre 3º e 5º dia após a morte
    • inicia geralmente na fossa ilíaca direita (onde vc sente dor desviada)

    2º Período: Gasoso ou Enfisematoso

    • São os gases de putrefação que vão surgindo do interior do corpo humano, com bolhas na epiderme, de conteúdo líquido hemoglobínico. começa em torno de 48 a 72h. O sujeito fica inchado, surgindo a circulação póstuma de BROARDEL
    • Cadáver com aspecto gigantesco, em posição de lutador
    • Bruardel
    • circulação póstuma de brouardel ocorre quando todo o corpo está em decomposição, impregnado de uma mancha verde e em forma arborescente (período gasoso da putrefação).
    • 2º dia3º dia 4º dia: GASES INFLAMÁVEIS
    • 1º dia e do 5º dia em diante: GASES NÃO INFLAMÁVEIS

    3º Período: Coliquativo ou de Liquefação

    • O corpo perde sua forma, a epiderme se desprega da derme, o esqueleto fica recoberto por uma massa de putrilagem, os gases se evolam e surge um grande número de larvas de insetos.
    • OBS: a fase coliquativa da putrefação destrói praticamente todas as partes moles do corpo. Assim, é necessário que a exumação seja feita antes desse período, sob pena de dificultar muito a presença de lesões externas e outros sinais médico-legais importantes.

    4º Período: Esqueletização

    • A atuação do meio ambiente e dos elementos que surgem no trabalho da desintegração do corpo faz com que o cadáver se apresente com os ossos quase livres, presos apenas por alguns ligamentos articulares.
    • A cabeça se destaca do tronco, a mandíbula se despreende dos ossos da face e os ossos longos dos membros superiores e inferiores se solta.
    • Pessoas gordas entram em putrefação mais rapidamente que pessoas magras e crianças (tem mais comida pros microrganismos comerem);
    • A sepse ou infecão generalizada (por essa razão mesmo) agiliza o processo de putr