SóProvas


ID
4953019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Sabe-se que o aparecimento de fenômenos tardios não oferece qualquer dificuldade para o diagnóstico da morte. No entanto, diagnosticar a morte recente é tarefa que exige maiores conhecimentos. De acordo com a classificação de Borri, os fenômenos cadavéricos se traduzem por sinais detectáveis pelo exame clínico ou com o auxílio de instrumentos. Acerca desse tema, julgue o item seguinte.


A mancha verde abdominal pode ser observada no quadrante inferior esquerdo.

Alternativas
Comentários
  • na fossa ilíaca, do lado direito.
  • Precipuamente as " 4 FASES DA PUTREFAÇÃO" são: Cromática (ou de coloração), Gasosa (ou enfisematosa), Coliquativa (ou de liquefação) e, por fim, a da Esqueletização.

    no que tange a 1º fase, a Cromática (de Coloração), trata-se, aqui, da MANCHA VERDE ABDOMINAL, que, "em regra", inicia-se do lado direito, ora no intestino grosso, verificando-se, tal mancha, na fossa ilíaca pela presença do ceco (parte do intestino).

    Em exceção a regra, se caso for a morte decorrente de "afogamento", a mancha verde iniciará no PESCOÇO e TORAX, em razão da aspiração direta da água suja.

    Outra exceção, por fim, é no caso de ser "recém nascido", que neste caso a mancha verde que também se iniciará no PESCOÇO e TORAX.

  • GB E- Começa com a chamada mancha verde abdominal, que se forma primeiro na fossa ilíaca direita por causa da proximidade do ceco com a pele. O gás sulfidrico produzido pelas bactérias difunde-se pelos tecidos e se combina com a hemoglobina, formando a sulfoemoglobina ou sulfometemoglobina, que tem cor verde. Há quem afirme que a cor verde depende de previa transformação da hemoglobina em biliverdina, que seria modificada pela ação do gás sulfidrico. Aparece em cerca de 18 a 24 horas após a morte no verão. Mas no inverno pode aparecer de 36 a 48 horas, desde que o corpo não fique sob a ação direta do som nem esteja agasalhado.

    Com o passar do tempo, a cor verde espalha-se por todo o abdômen, tórax, cabeça e membros. A cor da cabeça pode ficar tão escura que faz nítido contraste com o resto do corpo.

    Nos recém-nascidos e nos afogados, a mancha verde começa no tórax.

    Enquanto se difunde a mancha verde, vai ocorrendo intensa hemólise, que modifica a cor de vários tecidos, principalmente a parede interna do coração e dos vasos sanguíneos e a mucosa da árvore traqueobrônquica. 

  • Gab: Errado

    Mancha verde abdominal

    - Inicia-se na fossa ilíaca direita;

    - É influenciada pela temperatura do meio ambiente, surge entre 18 a 24 horas;

    - Estendendo-se progressivamente por todo o corpo do 3º ao 5º dia após a morte;

    - França deixa claro que em média surge entre 24 e 36 horas, sendo muito mais precoce nas regiões quentes;

    - Surgem os desenhos vasculares em forma arborescente, conhecidos como “circulação póstuma de Brouardel”.

  • Normalmente, a fase cromática da putrefação é inaugurada com o surgimento da "mancha verde abdominal", no quadrante inferior direito do abdômen (fossa ilíaca direita). Isso se dá porque é nessa região onde se localiza o ceco, parte dilatada e calibrosa do intestino e mais próxima à parede abdominal. Como o intestino contém fezes, a putrefação se inicia nessa região devido a alta quantidade de bactérias presentes.

    OBS: Mancha verde abdominal nos afogados aparece primeiro na região torácica, uma vez que a água aspirada pelo cadáver está infestada de bactérias e se concentrará no tórax, região pulmonar e pescoço.

  • Gabarito ERRADO. Na fase cromática observa-se a mancha verde na fossa ilíaca direta, na região do ceco. Com exceção dos afogados (região torácica) e dos fetos (facial, cervial e torácica).

  • Pra não esquecer nunca mais

    Quem anda de verde ( e amarelo)? A DIREITA

    A Mancha verde abdominal inicia-se na fossa ilíaca direita;

  • é do lado DIREITO

  • GAB: ERRADO!

    Na fossa ilíaca direita!

    Só Jesus Salva!!

  • ilíaca direita - assim no quadrante inferior direito

    afogados - terá mancha verde no pescoço

  • GABARITO ERRADO.

    O início da putrefação tem lugar na região do ceco (porção do intestino grosso), na fossa ilíaca direita. Neste local ocorre o que se chama de mancha verde abdominal, resultado da combinação de hidrogênio sulfurado mais a hemoglobina, originando a sulfoxiemaglobina.

  • GABARITO: ERRADO

    O aparecimento dos primeiros sinais de putrefação se dá no abdome, correspondendo a mancha verde abdominal.

    (...)

    A localização da mancha verde na fossa ilíaca direita é explicada devido ao fato de o ceco ser a parte mais dilatada e mais livre do intestino grosso e ainda por ser o segmento no qual se acumula maior quantidade de gases e, finalmente, porque é a parte que fica mais próxima à parede abdominal.

    Referência: Medicina Legal - Genival Veloso de França

  • GAB. ERRADO

    Mancha verde abdominal = Inicia-se na fossa ilíaca direita;

  • ERRADO.

    A lógica é: A mancha verde é resultado da produção de enxofre realizada pelas bactérias. Logicamente, onde há mais bactérias terá mancha verde mais precoce. A parte do nosso corpo com maior numero de bactérias é, em regra, o intestino, e a parte mais calibrosa do intestino fica no canto inferior direito do abdômen, no ceco.

    Aprofundando:

    Nesse mesmo raciocínio, se fosse o caso de um afogamento em meio asséptico, a mancha verde teria início no tórax ou no pescoço, porque lá teria um maior número de bactérias. Ou, se for o caso de grandes feridas abertas, a mancha verde pode aparecer primeiro ao redor dos ferimentos.