SóProvas


ID
4953103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação à descrição dos achados objetivos, um laudo pericial emitido por médico legista deve ser completo e minucioso. Acerca dessa temática, julgue o item subseqüente.


A ocorrência de negligência, imprudência ou imperícia somente poderá ser caracterizada ao final do competente processo judicial, no qual se garante, entre outras coisas, a ampla defesa do acusado.

Alternativas
Comentários
  • A ocorrência de negligência, imprudência ou imperícia somente poderá ser caracterizada ao final do competente processo judicial, no qual se garante, entre outras coisas, a ampla defesa do acusado.

    Correto, não caberá as autoridades questionarem a respeito de imprudência, negligencia ou imperícia e sim as partes envolvidas no processo, porém apenas ao final que poderá ser provado que o perito agiu de fato com os comportamentos expostos.

    A saga continua...

    Deus!

  • GABARITO: CORRETO.

    A finalidade da perícia é produzir a PROVA, que nada mais é do que a materialização do fato.

    Se o crime foi praticado de modo culposo (imprudência, negligência ou imperícia) ou doloso será decidido no âmbito do processo criminal correspondente. Não é atribuição do perito caracterizar.

  • Ninguém é processado sem uma tipificação penal... a caracterização da falta do dever de cuidado, que não é objeto de valoração do perito, pode ocorrer em qualquer fase do processo, e não somente no final. Na sentença, ocorre a chamada definição... mas caracterizar é um termo muito amplo. Questão contestável...

  • Gab C

    Não se pode atribuir a pessoa um fato típico sem o devido processo legal.