O clima (do para "inclinação", referindo ao ângulo formado pelo eixo de e seu plano de ) compreende um da da . Fenômenos como , , e outros estão associados tanto às variações meteorológicas preditas pelas leis físicas determinísticas, assim como a um conjunto de variações dos elementos (, , , , do ar) cuja principal ferramenta de investigação é a . As semelhanças em várias regiões da Terra de tipos específicos caracterizam os diversos tipos de clima, para o que são consideradas as variações do ao longo das num período de não menos de 30 anos. Em suma, o clima corresponde ao comportamento médio dos elementos atmosféricos num determinado lugar, durante, pelo menos, trinta anos.
Neste ponto, cumpre diferenciar clima e tempo. Ambos constituem as combinações realizadas por
certos valores dos elementos climáticos, ou seja, de estados da atmosfera, mas o tempo é caracterizado
por um estado instantâneo e efêmero das condições atmosféricas, enquanto o clima é caracterizado por um conjunto de tendências duradouras, analisadas e estudadas ao longo de um período extenso, com pelo menos algumas dezenas de anos de dados acumulados.
Elementos são grandezas (variáveis) que caracterizam o estado da atmosfera, ou seja: radiação solar, temperatura, umidade relativa, pressão, velocidade e direção do vento, precipitação. Esse conjunto de variáveis descrevem as condições atmosféricas num dado local e instante.
Fatores são agentes causais que condicionam os elementos climáticos. Fatores geográficos tais como latitude, altitude, continentalidade/oceanalidade, tipo de corrente oceânica, afetam os elementos. Por exemplo, quanto maior a altitude menor a temperatura e a pressão. A radiação solar pode ser tomada ou como fator condicionador ou como elemento dependente da latitude, altitude, e época do ano.