SóProvas


ID
4954294
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia a opinião de Eduardo Galeano a respeito do chamado “Milagre econômico brasileiro” (1969-1973):
“Ainda que as estatísticas sorriam, as pessoas estão arruinadas. Em sistemas organizados ao contrário, quando a economia cresce, cresce com ela a injustiça social. No período de maior êxito do “milagre” brasileiro, aumentou a taxa de mortalidade infantil nos subúrbios da cidade mais rica do país”. (As veias abertas da América Latina. 36 ED. SÃO PAULO: PAZ E TERRA, 1994, P. 302-304)
Entre os fatores que explicam o crescimento da economia brasileira no período, podemos apontar:

Alternativas
Comentários
  • Fui de testa na A.

    Gabarito da banca: D) o ambiente externo favorável, devido à grande expansão da economia internacional, melhoria dos termos de troca e crédito externo farto e barato

    Eliminei a D porque em 1973 tava rolando a crise do petróleo, não um "ambiente externo favorável" como a questão cita. Inclusive um dos motivos da abertura política foi essa crise.

    "Em apenas cinco meses, entre outubro de 1973 e março de 1974, o preço do petróleo aumentou 400%, causando reflexos poderosos nos Estados Unidos e na Europa e desestabilizando a economia por todo o mundo. É Justamente este momento que coincide com o fim do milagre econômico ocorrido na ditadura militar no Brasil."

    fonte:  https://www.infoescola.com/economia/crise-do-petroleo/

    outra fonte que confirma o que citei :  https://pt.wikipedia.org/wiki/Expans%C3%A3o_econ%C3%B4mica_do_p%C3%B3s-Segunda_Guerra_Mundial

  • Alguém sabe qual é o erro da alternativa A ?

  • crédito farto e BARATO kkkk

  • GABARITO LETRA D

    O início do milagre econômico está na criação do Programa de Ação Econômica do Governo (Paeg) na gestão do presidente Castelo Branco (1964-1967).

    O Paeg previa incentivo às exportações, abertura ao capital exterior, bem como reforma nas áreas fiscal, tributária e financeira. Já eliminamos a alternativa C, pois não houve redução das exportações.

    [...] Para atrair o empresariado, o governo federal achatou os salários dos trabalhadores. Como os sindicatos estavam sob intervenção, as negociações quase sempre favoreciam o empresário. Nesta época, com fiscalização deficiente, os acidentes de trabalho se multiplicaram. Já eliminamos a alternativa B, pois não houve aumento salarial.

    [...] Para encarar esta subida de preços, os Estados Unidos elevaram os juros do mercado internacional na década de 70 e reduziram as remessas de dinheiro para os países em desenvolvimento. O Brasil parou de receber empréstimos e passou a pagar juros exorbitantes da dívida externa. Em consequência, houve arrocho salarial, desvalorização cambial e redução do poder aquisitivo da população. O salário mínimo ficou abaixo dos US$ 100 resultando em aumento da pobreza e da miséria. Esse texto explica um pouco do erro na alternativa A e alternativa B.

    E sobre a letra E, na época do milagre econômico houve construções de obras importantíssimas, como a ponte Rio-Niterói e a usina de Itaipu.

  • Esse trecho de um artigo da scielo descreve exatamente a alternativa D.

    "[...] O ambiente internacional no período 1968-1973 foi particularmente benigno, tendo sido verificada uma conjunção favorável das seguintes variáveis externas: termos de troca favoráveis, forte expansão do volume de comércio internacional, baixas taxas de juros e farta disponibilidade de crédito no mercado externo.

    O aumento da liquidez internacional resultante da criação do mercado de eurodólares no final da década de 60 permitiu a ampliação das possibilidades de endividamento dos países tomadores, entre os quais o Brasil. Tal movimento beneficiou o Brasil não apenas pelo aumento do volume de crédito externo de que passou a dispor, mas também pelo baixo custo desses empréstimos, envolvendo taxas reais de juros da ordem de 2% a.a."

    Copia e cola: scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71402008000200006

    Vale a pena ler na íntegra o item 3.2

  • GAB : D

    ---------------

    errei essa questao - fui de A - e busquei entender a justificativa da banca.

    ---------------

    JUSTIFICATIVA DA BANCA:

    "A questão contempla o edital pois está inserido no período citado como “História do Brasil Republicano séculos XIX e XX”, sendo o período da Ditadura Militar (1964-1985) uma das fases do período republicano e o Milagre Econômico um aspecto econômico relevante deste período. A questão não apresenta ambiguidade pois é explícita ao solicitar a opção que aponte os fatores que explicam o crescimento da economia brasileira no período. Embora haja a expansão do crédito internacional, que é substancialmente diferente de “investimentos” citados na contestação, ele não se deu pelo alinhamento político ideológico, além disso, a literatura não afirma que Milagre Econômico tenha sido causado pelo investimento de capitais estrangeiros, embora o Estado nesse período tenha fomentado a entrada de capitais por meio do incentivo à exportação. “O período 1968-1973 é conhecido como “milagre” econômico brasileiro, em função das extraordinárias taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) então verificadas, de 11,1% ao ano (a.a.). Uma característica notável do “milagre” é que o rápido crescimento veio acompanhado de inflação declinante e relativamente baixa para os padrões brasileiros, além de superávits no balanço de pagamentos. Embora esse período tenha sido amplamente estudado, não existe um consenso em relação aos determinantes últimos do “milagre”. As interpretações encontradas na literatura podem ser agrupadas em três grandes linhas. A primeira linha de interpretação enfatiza a importância da política econômica do período, com destaque para as políticas monetária e creditícia expansionistas e os incentivos às exportações. Uma segunda vertente atribui grande parte do “milagre” ao ambiente externo favorável, devido à grande expansão da economia internacional, melhoria dos termos de troca e crédito externo farto e barato. Já uma terceira linha de interpretação credita grande parte do “milagre” às reformas institucionais do Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG) do Governo Castello Branco (1964-1967), em particular às reformas fiscais/tributárias e financeira, que teriam criado as condições para a aceleração subsequente do crescimento” Veloso, Fernando A., Villela, André, & Giambiagi, Fabio. (2008). Determinantes do milagre econômico brasileiro (1968-1973): uma análise empírica. Revista Brasileira de Economia, 62(2), p.222. "

    FONTE: https://ibade.org.br/Cms_Data/Contents/SistemaConcursoIBADE/Media/PMVEDUC2019/recurso/gabarito/manha/ESP-A09-Recursos-Respondidos.pdf