SóProvas


ID
4954309
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o relato do naturalista Charles Darwin em sua passagem por terras brasileiras no século XIX:
“(...)É notório este lugar, pelo fato de ter sido, durante muito tempo, o quilombo de alguns escravos fugidos que, cultivando pequeno terreno próximo à vertente, conseguiram suprir-se do necessário sustento. Mas foram, um dia, descobertos e reconduzidos dali por uma escolta de soldados. Uma velha escrava, no entanto, preferindo a morte à vida miserável que vivia, lançou-se do alto do morro, indo despedaçar-se contra as pedras da base. Se se tratasse de alguma matrona romana, esse gesto seria interpretado como nobilitante amor à liberdade, mas, numa pobre negra, não passava de simples caturrice de bruto.” (Darwin, 1871, p. 7).
A passagem acima indica que:

Alternativas
Comentários
  • Eu errei essa questão por que é difícil. Por favor , banca de sei lá oq , não atrapalhe o meu sonho.

  • Uma questão dessa eu nem considero. Que viagem, não dá pra entender o que querem!

  • eu acertei, mas eu li o texto umas 10x... confuso pra cass3t3...

  • essa questão é viagem de mais.
  • o racismo é também um conjunto de disposições, esquemas de percepção e estratégias de ação – ou seja, um aspecto do habitus – que reforça e legitima a dominação racial.

    Questão mais interpretativa -> A "velha escrava" que se lança do alto do morro e se despedaça contra a pedra deveria ser vista como um símbolo de resistência contra a opressão e amor à liberdade, isso se fosse branca, como não é, sua atitude foi identificada como uma "caturrice" [teimosia]

  • A- O racismo é também um conjunto de disposições, esquemas de percepção e estratégias de ação – ou seja, um aspecto do habitus – que reforça e legitima a dominação racial. = significa que na época procuravam naturalizar a exploração dos escravos. Viam a exploração como legítima e não como algo ruim que é. A escravidão negra estava presente em lei e no pensamento das pessoas da época, estratégia usada para consolidar a dominação racista.

  • vem tranquila, PMES!!