SóProvas


ID
4954654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O processo de construção de edifícios é constituído de diversas fases, como projeto, fabricação de materiais, execução, uso, manutenção. O desempenho dos materiais perpassa todas essas fases. A respeito de desempenho de materiais, conforto técnico e acústico e eficiência energética, julgue o item seguinte.


A etiqueta do PROCEL para edifícios corresponde ao nível de eficiência energética, nos patamares A, B, C, D ou E. Essa etiqueta é opcional e indicada para edifícios com área útil maior que 500 m2 .

Alternativas
Comentários
  • Onde encontro essa informação sobre a área útil? Qual a fonte dessa questão?

  • Essa informação de área útil maior que 500m² só considera os edifícios comerciais (RTQ-C). Para a avaliação RTQ-R, não se fala nessa metragem.

    Acho que a questão não poderia ter generalizado dessa forma.

  • não entendi a questão pois a área útil mín. 500m² é para aplicação da RTQ-C, para edificações públicas e comerciais. para avaliação de edifícios residenciais não há essa especificação.

  • O processo de etiquetagem de edificações no Brasil ocorre de forma distinta para edifícios comerciais, de serviços e públicos e para edifícios residenciais. A metodologia para a classificação do nível de eficiência energética dos primeiros foi publicada em 2009 e revisada em 2010, ano em que também foi publicada a metodologia para classificação dos edifícios residenciais.

    A etiqueta é concedida em dois momentos: na fase de projeto e após a construção do edifício. Um projeto pode ser avaliado pelo método prescritivo ou pelo método da simulação, enquanto o edifício construído deve ser avaliado através de inspeção in loco.

    Nos edifícios comerciais, de serviços e públicos são avaliados três sistemas: envoltória, iluminação e condicionamento de ar. Dessa forma, a etiqueta pode ser concedida de forma parcial, desde que sempre contemple a avaliação da envoltória.

    Nos edifícios residenciais são avaliados: a envoltória e o sistema de aquecimento de água, além dos sistemas presentes nas áreas comuns dos edifícios multifamiliares, como iluminação, elevadores, bombas centrífugas etc.