SóProvas


ID
4956031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Suponha que, devido a um desastre natural, regiões que ficaram sem acesso a água potável recebam periodicamente a visita de caminhões-pipa, os quais distribuem água entre os moradores dessas localidades. Embora todos os moradores tenham direito a água, são consideradas preferenciais as famílias que tenham idosos, pessoas com deficiência, crianças em fase de amamentação e gestantes, que têm o direito de receber água antes das famílias que não são preferenciais. Considerando o contexto apresentado, julgue o item subsequente.


Considere que a família Ferreira, originalmente preferencial e composta pelo pai José, a mãe Maria, a tia Marta, a filha Joana e o filho Antônio, tenha sofrido a seguinte evolução: Joana se casou com Carlos, com quem formou a família Souza, que é preferencial e não tem membros com deficiência; no dia do casamento de Joana, um acidente de carro vitimou fatalmente Marta e Antônio; imediatamente após esses acontecimentos, a família Ferreira deixou de ser preferencial. Nessa situação, é correto afirmar que Joana casou-se grávida e que pelo menos um dos membros da composição original da família Ferreira era ou é uma pessoa com deficiência.

Alternativas
Comentários
  • Nessa situação, é correto afirmar que Joana casou-se grávida e que pelo menos um dos membros da composição original da família Ferreira era ou é uma pessoa com deficiência.

    Se a familia Ferreira ainda possuísse um membro com deficiência ainda seria Preferencial, e a questão informa que a família Ferreira deixou de ser preferencial com o acidente que vitimou Antônio e José.

    Obs.: Não entendi se as familias têm que ter obrigadoriamente os 4 requisitos (idosos, pessoas com deficiência, crianças em fase de amamentação e gestantes), ou apenas um requisitito bastaria, pois tem uma Conjunção ao final.

  • Fiquei na dúvida quando a questão disse o seguinte: um dos membros da composição original da família Ferreira era ou é uma pessoa com deficiência.

  • Resposta:Errado

    ----------------------------

    Carlos poderia ser idoso ou Joana estar grávida.

    No segundo caso, marta ou antônio poderiam ser idosos, marta ser gestante, antonio ser uma criança em fase de amamentação ou ainda um deles, ou amobs, terem deficiência.

    ----------------------------

    FONTE:Heider Neves / Q.698677

  • Gab. ERRADO! A meu ver, o primeiro erro é afirmar que Joana se casou grávida. Não necessariamente. Sei que Antônio e Joana não poderiam ser idosos (pois seus pais seriam mais idosos ainda). Sei que Antônio não poderia ser bebê (pois a mãe o amamentaria). Então resta que Antônio era deficiente, ou Joana estava grávida ou deficiente, ou Marta era idosa, grávida ou deficiente. Resumo: Não dá pra afirmar nada, a não ser que são essas as hipóteses.
  • Matei a questão apenas na afirmação de que Joana se casou gravida, pois pode muito bem o Carlos, marido de Joana, ser idoso ou deficiente.

    Gab_ Errado

  • preferenciais: idosos, pessoas com deficiência, crianças em fase de amamentação e gestantes.

    (I) família Ferreira, originalmente preferencial e composta pelo:

    pai José, a mãe Maria, a tia Marta, a filha Joana e o filho Antônio,

    (II) tenha sofrido a seguinte evolução:

    > Joana se casou com Carlos, com quem formou a família Souza, que é preferencial e não tem membros com deficiência;

    Situações possíveis: Joana grávida; Carlos idoso.

    (III) no dia do casamento de Joana, um acidente de carro vitimou fatalmente Marta e Antônio; imediatamente após esses acontecimentos, a família Ferreira deixou de ser preferencial.

    (ERRADA) Nessa situação, é correto afirmar que Joana casou-se grávida e que pelo menos um dos membros da composição original da família Ferreira era ou é uma pessoa com deficiência.

    > Item II: Situações possíveis: Joana grávida; Carlos idoso.

    > Item III: Negando a afirmativa, pode-se dizer que a Marta estava grávida (nada impede).

    P/ resolver essa questão tem que achar uma opção que negue a afirmação da questão.