SóProvas


ID
4956244
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, conforme a Portaria do Ministério da Saúde no 2.436, de 21 de setembro de 2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica (AB), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


1. A AB será a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde, coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede.

2. A PNAB tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da AB.

3. Para equipe de Saúde da Família (eSF), há a obrigatoriedade de carga horária de quarenta horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da eSF. Dessa forma, os profissionais da eSF poderão estar vinculados a apenas uma equipe de Saúde da Família, com exceção do médico que poderá atuar em duas equipes com carga horária de vinte horas em cada eSF dentro de um mesmo município.

4. A longitudinalidade do cuidado pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização dos usuários ao longo do tempo, de modo que os mesmos não sobrecarreguem os serviços, cuidando de sua saúde sem interferência direta dos profissionais da Unidade de Saúde.

5. A AB deve possibilitar, de acordo com a necessidade e conformação do território, através de pactuação e negociação entre gestão e equipes, que o usuário possa ser atendido fora de sua área de cobertura, mantendo o diálogo e a informação com a equipe de referência.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

Alternativas
Comentários
  • DUVIDA-

    PORTARIA NO 2436/2017

    3- Para equipe de Saúde da Família, há a obrigatoriedade de carga horária de 40 (quarenta) horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da ESF. Dessa forma, os profissionais da ESF poderão estar vinculados a apenas 1 (uma) equipe de Saúde da Família, no SCNES vigente.

    PORTARIA ANTIGA 2488/2011

    com exceção do médico que poderá atuar em duas equipes com carga horária de vinte horas em cada eSF dentro de um mesmo município.

  • Para equipe de Saúde da Família, há a obrigatoriedade de carga horária de 40 (quarenta) horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da ESF. Dessa forma, os profissionais da ESF poderão estar vinculados a apenas 1 (uma) equipe de Saúde da Família, no SCNES vigente

    Longitudinalidade do cuidado: pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários ao longo do tempo e de modo permanente e consistente, acompanhando os efeitos das intervenções em saúde e de outros elementos na vida das pessoas , evitando a perda de referências e diminuindo os riscos de iatrogenia que são decorrentes do desconhecimento das histórias de vida e da falta de coordenação do cuidado.