-
O Princípio da Oportunidade refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.
-
Letra E.
Baseia-se no princípio da Prudência/Conservadorismo.
-
na letra D está ferindo o princípio da ENTIDADE
-
Letra E
Vou fazer um amálgama das respostas.
a) Aqui seria o princípio da continuidade, não entidade.
B)o certo é quando o fator gerador ocorrer. Na maioria dos casos ocorre quando os bens são transferidos aos compradores.
C)Aqui seria a convenção da objetividade.
Objetividade: a ciência contábil procura enfatizar a importância de se adotar em critérios de avaliação claros, precisos, baseados em elementos concretos e objetivos que não despertem dúvidas, polemicas, nem sejam influenciados por aspectos tendenciosos.
D) Feriu o princípio da entidade, não oportunidade.
E)Irá ter uma redução a valor recuperável, na qual os estoques irão diminuir, passando para o valor de mercado e gerando despesas no processo
D- perdas por desvalorização ou impairment(despesa)
C - redução a valor recuperável (retif. do ativo)
-
GABARITO -E
A) O princípio da entidade consiste em afirmar que a entidade é um organismo vivo que irá operar por período indeterminado de tempo, até que surjam fortes evidências em contrário.
O Princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade. Ademais, afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes.
------------------------------------------
B) O princípio da realização da receita considera realizada a receita no momento em que for emitida a nota fiscal de venda ou de prestação de serviços.
Princípio da Realização da Receita e Confrontação da Despesa: determina o momento em que a receita deve ser considerada como realizada para compor o resultado do exercício social.
-------------------------------------------
C) A convenção da materialidade estabelece a importância de se adotarem critérios de avaliação claros, baseados em elementos concretos e objetivos, que não despertem dúvidas ou polêmicas nem sejam influenciados por aspectos tendenciosos.
Estabelece que a contabilidade não deve se preocupar com valores ou fatos irrelevantes, tanto do ponto de vista de registro como de controle. Sendo assim, a informação contábil deve ser relevante, justa e adequada e o profissional deve considerar a relação custo x benefício da informação que será gerada, evitando perda de recursos e de tempo da entidade. Dessa forma, o contador não perde tempo com registros cujos controles podem se tornar mais onerosos (caros) que os próprios valores a serem registrados.
-
Correta letra E: Os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor. Nesse sentido, valor realizável líquido compreende o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.
-
O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio.
-
Letra E
Sobre o princípio da Oportunidade :
Art. 6º Ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
A relevância está ligada ao princípio da oportunidade, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação.
Relevância: característica qualitativa fundamental - capaz de fazer diferença nas decisões de seus usuários.(valor preditivo e valor confirmatório)
-
Dos dois o menor
-
Princípio da MAMÃE MANDOU...
-
Em contabilidade, a primeira coisa a se aprender é: esquece aquele negócio de que palavras como: apenas, deverá, somente, exige, devem ser olhadas com atenção pois geralmente estão erradas, por que por aqui.... tá justamente na alternativa certa.
-
Princípio da PRUDÊNCIA:
determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio.
Mensuração de valores do estoques
Os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor. Nesse sentido, valor realizável líquido compreende o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.
-
Letra D : Segundo a lei 6404/76. Se fosse conforme ao CPC 16: Os estoques serão avaliados pelo seu valor de custo ou realizável líquido, dos dois, o menor.
-
A. O princípio da continuidade consiste em afirmar que a entidade é um organismo vivo que irá operar por período indeterminado de tempo, até que surjam fortes evidências em contrário.
B. O princípio da competência considera realizada a receita no momento em que for emitida a nota fiscal de venda ou de prestação de serviços.
C. A convenção da objetividade estabelece a importância de se adotarem critérios de avaliação claros, baseados em elementos concretos e objetivos, que não despertem dúvidas ou polêmicas nem sejam influenciados por aspectos tendenciosos.
D. O sócio majoritário de uma microempresa que utiliza o caixa da entidade para pagar, em maio, despesas de educação do seu filho ocorridas em março, está ferindo o princípio da entidade.
E. Se o valor de mercado do inventário final de mercadorias for inferior ao valor de custo, deverá ser escolhido o valor de mercado, por ser o menor. Correto, de acordo com o princípio da prudência