SóProvas


ID
4958377
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Timbó - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os vestígios materiais do passado como objetos pessoais, fósseis, obras artísticas, entre outras coisas, muitas vezes são os únicos elementos ou documentos que sobram de quem viveu há séculos ou milênios. O Brasil perdeu parte significativa de sua história. Na noite de 2 de setembro de 2018, um incêndio de grandes proporções atingiu:

Alternativas
Comentários
  • alternativa B de mau agouro, pois a Cinemateca realmente incendiou em julho/2021.

    "Este foi o quinto incêndio que a Cinemateca sofreu desde sua fundação, nos anos 1940, ainda como Primeiro Clube de Cinema de São Paulo, criado por nomes como Paulo Emílio Sales Gomes, Décio de Almeida Prado, Antonio Candido de Mello e Souza, entre outros, com o objetivo de promover o estudo do cinema como produção artística independente com a realização de debates, conferências, projeções, entre outras atividades. O primeiro incêndio ocorreu foi em 1957. E, como também afirmou Calil e funcionários da Cinemateca, o material que estava no primeiro andar foi justamente o que sobreviveu a uma inundação ocorrida no local em 2020. Como também disse Calil, “o que a água começou o fogo terminou.”"

    gabarito da questão E

    "A maior parte dos 20 milhões de itens que o museu abrigava foi totalmente destruída. Nele, estava o mais antigo fóssil humano já encontrado no país, a Luzia; a coleção egípcia que começou a ser adquirida ainda por Dom Pedro I; a coleção de arte e artefatos greco-romanos da Imperatriz Teresa Cristina e coleções de paleontologia que incluam o fóssil de um dinossauro proveniente de Minas Gerais."