GABARITO - C
Complemento..
Derivação Sufixal: sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva.
Ex.: realmente, folhagem.
Derivação Parassintética: um prefixo e um sufixo são acrescentados à palavra primitiva de forma que sem um deles a palavra não se reveste de nenhum significado.
Ex.: anoitecer (a- prefixo e -ecer - sufixo), neste caso, não existem as palavras anoite e noitecer.
Derivação Regressiva: morfemas da palavra primitiva desaparecem. Ocorre a redução da palavra primitiva para a formação da palavra derivada. A forma mais habitual de derivação regressiva é a formação de substantivos a partir de verbos. Primeiro temos que “bombardear” para depois ter um “bombardeio”.
Outros Ex.: mengo (flamengo), dança (dançar), portuga (português).
Derivação Imprópria: A derivação imprópria, mudança de classe ou conversão ocorre quando a palavra, pertencente a uma classe, é usada como fazendo parte de outra.
Exemplos: coelho – substantivo comum, usado como substantivo próprio – Daniel Coelho da Silva.
A questão é sobre processo de formação de palavras e quer saber a formação do termo “lançadeira”. Vejamos:
.
A) Prefixação.
Errado.
Derivação prefixal: quando acrescentamos o prefixo à palavra primitiva, que fica com o seu significado alterado. Ex.: Leal, desleal.
.
B) Aglutinação.
Errado.
Composição por aglutinação: quando unimos dois ou mais vocábulos ou radicais e há perda ou transformação. Ex.: planalto (plano + alto), petróleo (petra + óleo), pontiagudo (ponta + agudo)
.
C) Sufixação.
Certo. Temos, nesse caso, o sufixo "deira"
Derivação sufixal: quando acrescentamos o sufixo à palavra primitiva, que pode sofrer alteração de significado ou mudança de classe gramatical. Ex.: riso (substantivo) risonho (adjetivo)
.
D) Nenhuma das alternativas.
Errado.
.
Gabarito: Letra C