SóProvas


ID
4961062
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As Unidades de Conservação (UC) devem possuir um Plano de Manejo que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra E.

    Lei 9985/2000(SNUC)

    As Unidades de Conservação (UC) devem possuir um Plano de Manejo que

    a) precisa ser elaborado em um prazo mínimo de um ano e máximo de dois anos, após a criação da UC. ERRADO. Art. 27. § 3o O Plano de Manejo de uma unidade de conservação deve ser elaborado no prazo de cinco anos a partir da data de sua criação.

    b) é um documento consistente, elaborado a partir de estudos e diagnósticos do meio biológico. ERRADO. Art. 27. § 1º O Plano de Manejo deve abranger a área da unidade de conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas.

    c) estabelece as normas e restrições para o uso dos recursos naturais dentro da UC, visando minimizar os impactos negativos sobre ela. ERRADO. Art. 2º. XVIII - zona de amortecimento: o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade;

    d) determina a proibição de zoneamento na UC visando garantir a proteção da biodiversidade no local. ERRADO. Art. 2º. XVII - plano de manejo: documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação, se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade;

    e) inclui medidas para promover a integração da UC à vida econômica e social das comunidades vizinhas e também regras para visitação. CERTO. Art. 27. § 1º O Plano de Manejo deve abranger a área da unidade de conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas.