Trata-se do levantamento da DFC conforme o CPC 03.
Conforme o CPC 03 (DFC), "a demonstração dos fluxos de caixa deve apresentar os fluxos de caixa durante o período classificados por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.
↝ Atividade operacional (FCO): montante dos fluxos de caixa é o indicador-chave da extensão em que as operações da entidade têm gerado suficientes fluxos de caixa para: amortizar empréstimos, manter a capacidade operacional da entidade, pagar dividendos (ou juros sobre o capital próprio) e fazer novos investimentos sem recorrer a fontes externas de financiamento. São as principais atividades geradoras de receita da entidade.
↝ Atividade de investimento (FCI): referente à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.
↝ Atividade de financiamento (FCF): resulta em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade".
➤ Resolução: Os fluxos de caixa que devem ser apresentados no demonstrativo são, basicamente, investimentos, financiamentos e operacionais. Assim, podemos eliminar as letras A, B, C e D.
Gabarito: Letra E.