SóProvas


ID
4966681
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Dois conceitos orientam o processo de avaliação documental: o de valor primário e o de valor secundário dos documentos. Sobre eles, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • [GABARITO: LETRA E]

    Segundo o que dispõe Petillat:

    O valor secundário diz respeito às possibilidades de utilização do documento por usuários que o procuram por razões distintas e posteriores àquelas do seu produtor. Um registro civil, um documento de recrutamento militar, por exemplo, contêm, independentemente dos motivos pelos quais foram gerados, informações sobre alfabetização, nível cultural e estado de saúde da população. A literatura tende a considerar o valor secundário mais relativo que o primário: “a apreciação atribuída hoje sobre o interesse a longo prazo de certos documentos em função de conhecimentos e temas de pesquisa atuais não está a salvo de uma retomada de questionamento no futuro” (Petillat, l994, p.22, tradução nossa).

    Um documento com valor secundário apresentaria sempre um valor informativo, ou seja, derivado “da informação contida nos documentos oficiais relativa aos assuntos de que tratam as repartições públicas e não da informação ali existente sobre as próprias repartições”( Shellemberg, 1974, p. 170).

  • Valor primário : Jurídico, Administrativo ou Funcional.

    São os documentos nas fases corrente e intermediária.

    Valor secundário : Histórico.

    São os documentos na fase permanente.

    Documentos de valor histórico(secundário) NÃO podem ser eliminados, ou seja, documentos de guarda permanente NUNCA serão eliminados.

  • alguém explica porque a A está errada?
  • Oxente! Então o documento, por ser administrativo, não evidencia um fato? Então um processo administrativo ativo não evidencia nenhum fato, né? Se quer diferenciar valor primário de valor secundário, há inúmeras formas de fazê-lo, mas deixar a questão dúbia é patifaria.

  • Gente, estamos falando do processo de avaliação documental, se eu vou avaliar, eu tenho que achar a diferença entre o valor primário e o secundário, a letra A está indicando uma semelhança todo documento produzido evidencia um fato, obviamente, mas quando a gente avalia uma coisa ou outra, nós buscamos as diferenças entre elas, por isso a letra E é a correta, apenas o valor secundário tem uma segunda intenção que não é de comprovar, evidenciar, etc.