SóProvas


ID
4967944
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

No grupo de “doenças de origem alimentar”, fica implícito que o alimento contaminado se constitui no mais importante veículo do agente patogênico, usualmente servindo de substrato para a multiplicação do microrganismo responsável pelo processo patológico.
No que tange-as infecções e intoxicações, pode-se afirmar que:

I- Salmonella spp, Shigella spp e Campylobacter jejuni são doenças que geram um quadro de infecção.
II- Clostridium botulinum, Stapylococcus aureus e cepas específicos de Bacillus cereus são exemplos de doenças que geram um quadro de intoxicação.
III- Escherichia coli, Clostridium perfringens e Vibrio cholerae são exemplos de doenças que acarretam intoxicação.

Dos itens acima mencionados:

Alternativas
Comentários
  • III. Toxinfecção

  • Escherichia coli seria infecção.

    TABELA:

    https://drive.google.com/file/d/0B9hEIzi3Z1DvYjZkNDVZenBDN2M/view?resourcekey=0-0x3QjDkmNqP9aqMdoXU1ww

  • ALTERNATIVA CORRETA A

    MANUAL INTEGRADO DE VIGILÂNCIA, PREVENÇÃO E CONTROLE DE DTA (2010) - MINISTÉRIO DA SAÚDE

    Infecções são causadas pela ingestão de micro-organismos patogênicos, denominados invasivos, com capacidade de penetrar e invadir tecidos, originando quadro clínico característico como as infecções por Salmonella spp, Shigella spp, Yersinia enterocolitica e Campylobacter jejuni. 

    Toxinfecções – são causadas por micro-organismos toxigênicos, cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando estes se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. Essas toxinas atuam nos mecanismos de secreção/absorção da mucosa do intestino. As infecções por Escherichia coli enterotoxigênica, Vibrio cholerae, Vibrio parahaemolyticus, Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa diarreica) são exemplos clássicos. 

    Intoxicações – são provocadas pela ingestão de toxinas formadas em decorrência da intensa proliferação do micro-organismo patogênico no alimento... Exemplos clássicos deste processo são as intoxicações causadas por Staphylococcus aureus, Bacillus cereus (cepa emética) e Clostridium botulinum