SóProvas


ID
4968427
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Assinale o nome que se dá à técnica de análise de riscos que consiste em identificar os eventos perigosos, suas causas, conseqüências e estabelece medidas de controle:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    AAF – Análise da Árvore de Falhas - é uma técnica de identificação de perigos e análise de riscos que parte de um evento topo escolhido para estudo e estabelece combinações de falhas e condições que poderiam causar a ocorrência desse evento. A técnica é dedutiva e pode ser qualitativa e quantitativa. O objeto da AAF são os sistemas. Os focos da AAF são o evento topo e as sequências de eventos que o produzem.

    TIC - Técnica de Incidente Crítico - É um método para identificar erros e condições inseguras que contribuem para a ocorrência de acidentes com lesões reais e potenciais, com grande potencial, principalmente naquelas situações em que se deseja identificar perigos sem a utilização de técnicas mais sofisticadas e ainda, quando o tempo é restrito.

    A técnica tem como objetivo a detecção de incidentes críticos e o tratamento dos riscos que os mesmos representam. Para isso utiliza-se de uma equipe de entrevistados representativa dentre os principais departamentos da empresa, procurando representar as diversas operações da mesma dentro das diferentes categorias de risco.

    AAE – Análise da Árvore de Eventos - é uma técnica para a análise das consequências (tipologias acidentais) de um evento indesejado, gerado devido à ocorrência de falhas em equipamentos, de problemas num determinado sistema ou devido a erros operacionais durante a

    realização de uma determinada atividade.

    APR - Análise Preliminar de Riscos - consiste no estudo inicial de uma determinada atividade, com a finalidade de identificar previamente os riscos presentes na mesma e avaliar as medidas de controle e/ou mitigação a serem adotadas em sua fase de execução.

    APE - Análise Preliminar de Eventos - não existe técnica na literatura de segurança do trabalho.