SóProvas


ID
4970596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia

    A área do atual estado de Roraima só começou a ser percorrida no século XVII. Mas apenas no século seguinte, em razão do crescente interesse português pela posse da Amazônia, intensificaram-se os esforços de reconhecimento, ocupação e defesa dessa extensa área ao longo do Rio Branco. Durante o Império, no século XIX, Roraima permaneceu integrado à província do Amazonas, com população pequena e economia estagnada, baseada em fazendas de gado. No início da República, em 1904, a porção mais oriental de Roraima foi alvo de uma disputa fronteiriça com a Guiana, então colônia do Reino Unido (Questão do Pirara). O trecho foi dividido entre os dois países, ficando a maior parte dele com a Guiana. Em 1943, por determinação de Getúlio Vargas, a imensa área ao norte do Amazonas centralizada em Boa Vista foi separada do estado e transformada em território federal do Rio Branco. Em 1962, o território passou a se chamar Roraima. Em 1988, Roraima tornou-se estado, beneficiado por dispositivo da nova Constituição Federal.

Almanaque Abril 2003, p. 410 (com adaptações)

Tendo o texto acima por referência inicial e considerando os aspectos geográficos e históricos de Roraima, julgue o item seguinte.


Em termos de paisagem geográfica, predominam em Roraima as grandes extensões de relevo plano ou levemente ondulado.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão era de português mesmo? Ou geografia?
  • onde tá isso no texto?

  • Fazenda de gado geralmente é grande e o terreno plano... eu fui nessa

  • Rapaz aí tá mais pra geografia, não vi nada de relevo plano ou ondulado, no texto.

  • Agora lascou. Cespe de palhaçada!

  • Fui no chute

  • Questão está classificada na categoria errada. Pelo cargo ser de auxiliar de perito deixa a lacuna confusa, creio que seja uma questão de conhecimentos de geografia. Realmente não é de interpretação textual!

  • Engraçado, está no meu filtro de geografia! Era para ser de português?
  • De uma forma abrangente, o relevo presente em Roraima é, de predominância plana. Aproximadamente 60% da área possui altitudes inferiores a 200 metros, 25% se eleva para uma média entre 200 e 300 metros, 14% de 300 a 900 metros e somente 1% detêm elevações da superfície superiores a 900 metros acima do nível do mar. Existem ainda, duas estruturas geomorfológicas: O Planalto Ondulado e os Escarpamentos Setentrionais, que fazem parte do Planalto das Guianas. O seu Planalto Ondulado é um grande pediplano, formado por maciços e picos isolados e dispersos.

    http://www.portal.rr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=33:empresas-e-profissionais-de-comunicacao&catid=25#:~:text=De%20uma%20forma%20abrangente%2C%20o,acima%20do%20n%C3%ADvel%20do%20mar.

  • Quem vai para o norte, curte aqui!

    :)

    #Fé #Força #Coragem #Resistência

  • De uma forma geral, o relevo contido no território do Estado de Roraima é, predominantemente, plano, cerca de 60% de toda área estadual possui altitudes inferiores a 200 metros, 25% se eleva para uma média entre 200 e 300 metros, 14% de 300 a 900 metros e somente 1% detêm elevações da superfície superiores a 900 metros acima do nível do mar.

    Existem duas estruturas geomorfológicas, o Planalto Ondulado e os Escarpamentos Setentrionais, esses fazem parte do Planalto das Guianas. O seu Planalto Ondulado é um grande pediplano, formado por maciços e picos isolados e dispersos.

    fonte: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aspectos-naturais-roraima.htm

    Item CERTO!

  • "Criação de gado" citado no texto, você já leva à mente que os terrenos têm que ser planos

  • Gab.:Certo.

    De uma forma geral, a Pecuária Brasileira é considerada uma das mais produtivas em todo o mundo,

    um dos fatores que favorecem essa atividade econômica são as condições naturais (clima, relevo, vegetação, água) da região. A criação de gado é geralmente desenvolvida de maneira extensiva.