SóProvas


ID
4970854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

    Durante a extração de um terceiro molar inferior, por imprudência do cirurgião dentista na utilização de uma alavanca reta, Carlos sofreu fratura mandibular com afastamento mínimo dos fragmentos. O dente foi extraído e o profissional procedeu à fixação intermaxilar com barras de Erick. Carlos recuperou-se totalmente; entretanto, dois meses após o fato, registrou ocorrência policial.

Em face dessa situação hipotética, julgue o item subseqüente.


O fato de a lesão ter ocorrido durante o exercício profissional, sem intenção de lesar e não envolvendo luta, diminui a pena a ser aplicada em um terço.

Alternativas
Comentários
  • Não há no tipo penal, art. 129, que trata acerca de lesões corporais, causa de diminuição de pena nesse sentido.

    Portanto, questão INCORRETA.

  • “Há esportes que podem provocar danos à integridade corporal ou à vida (boxe, luta livre, futebol etc.). Havendo lesões ou morte, não ocorrerá crime por ter o agente atuado em exercício regular de direito.

  • O fato de a lesão ter ocorrido durante o exercício profissional, sem intenção de lesar e não envolvendo luta, diminui a pena a ser aplicada em um terço.

    Errado, pois nem se quer será oferecida a denuncia por se trata de uma conduta culposa, não prevista penalmente no art. 129 CP.

    A saga continua...

    Deus!

  • Lesões culposas não prevêem diminuição de pena. Contudo, há a possibilidade da pena de detenção ser substituída por restritiva de direitos.

  • Mesmo que se tratasse de uma lesão corporal culposa, o Parágrafo 6º do artigo 129 traz em seu corpo a pena de detenção de 2 meses a um ano.

    Situação em que diminui a Lesão corporal ( não tipificada nem como grave OU nem como gravíssima, respectivamente nos parágrafos 1º e 2º do art.129 CP), já que traz a pena como sendo de DETENÇÃO DE 3 MESES A 1 ANO.

    QUESTÃO ERRADA POR NÃO SER UMA DIMINUIÇÃO DE 1/3 DA PENA.