SóProvas


ID
4973182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de configuração e gerenciamento de serviços de redes Windows e Linux, julgue o item a seguir.


Uma das diferenças entre o DHCP e o IMAP é que o DHCP atribui parâmetros exclusivos para cada tipo de IP fixo do cliente, enquanto o IMAP foi desenvolvido para alocar endereços dinamicamente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.

    DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) permite que os computadores consigam um endereço de IP automaticamente. Funciona de três maneiras diferentes. São elas:

    Automática. Um IP é definido automaticamente para uma máquina que se conecta na. Neste caso, uma quantidade de IPs é delimitada para ser usada dentro de uma rede de internet. Qualquer computador que se ligar a ela recebe, automaticamente, um, destes IPs definidos. 

    Dinâmica. Como o termo sugere, uma máquina que se conecta à rede de internet recebe um IP dinâmico pelo período em que continuar conectado. Se a máquina for desligada ou se desconectar da rede, ela perde este IP usado e usa um novo assim que a conexão for restabelecida. 

    Manual. O protocolo DHCP define um IP para uma máquina de acordo com o valor de MAC (Medium Access Control) da placa de rede em que ela está conectada. Este IP é único e estático, sendo que este recurso é usado quando é preciso que um computador tenha um IP fixo.

    IMAP (Internet Message Access Protocol) o protocolo IMAP é voltado para envio e recebimento de emails.

    Mas, diferentemente deles, o protocolo IMAP permite que o usuário acesse e gerencie seus arquivos e mensagens diretamente no próprio servidor. Ou seja, não é preciso esperar que as mensagens enviadas ao servidor cheguem até a máquina do cliente para mexer nelas.

  • Uma das diferenças entre o DHCP e o DNS é que o DHCP atribui parâmetros exclusivos para cada tipo de IP fixo do cliente, enquanto o DNS foi desenvolvido para alocar endereços dinamicamente.

    . .

    . É O DNS NÃO O IMAP

  • Quem aloca endereços, é o DNS.

    DHCP (camada de aplicação) - Configura dinamicamente endereços de rede, ou seja, permite a alocação estática e dinâmica de endereços lógicos (portas 67/68).

    IMAP - protocolo, camada de aplicação, de recebimento de correio eletrônico - permite visualizar emails de qualquer dispositivo - porta 143.

    DNS - (dá nome ao site) traduz nome ou domínio em endereço IP e vice-versa. É responsável por atribuir endereços léxicos aos recursos de rede.