SóProvas


ID
4973533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    A área do atual estado de Roraima só começou a ser percorrida no século XVII. Mas apenas no século seguinte, em razão do crescente interesse português pela posse da Amazônia, intensificaram-se os esforços de reconhecimento, ocupação e defesa dessa extensa área ao longo do Rio Branco. Durante o Império, no século XIX, Roraima permaneceu integrado à província do Amazonas, com população pequena e economia estagnada, baseada em fazendas de gado. No início da República, em 1904, a porção mais oriental de Roraima foi alvo de uma disputa fronteiriça com a Guiana, então colônia do Reino Unido (Questão do Pirara). O trecho foi dividido entre os dois países, ficando a maior parte dele com a Guiana. Em 1943, por determinação de Getúlio Vargas, a imensa área ao norte do Amazonas centralizada em Boa Vista foi separada do estado e transformada em território federal do Rio Branco. Em 1962, o território passou a se chamar Roraima. Em 1988, Roraima tornou-se estado, beneficiado por dispositivo da nova Constituição Federal.

Almanaque Abril 2003, p. 410 (com adaptações

Tendo o texto acima por referência inicial e considerando os aspectos geográficos e históricos de Roraima, julgue o item seguinte.


Durante o período imperial, no século XIX, Roraima conheceu extraordinário desenvolvimento, graças ao ciclo da borracha.

Alternativas
Comentários
  • kkkk Padre Quevedo sabe tudo!

  • Durante esse período houve um abandono por parte do governo imperial a região, e no período regencial aconteceu a questão sobre o pirara, que foi uma disputa de terras entre BRA x ING, com o novo boom da industrialização Robert Hermanm, a mando da Real Sociedade Geográfica, veio como quem não queria nada com um objetivo de estudos da região, viu-se então ali que havia o látex, e o novo boom da industrialização muito se deu com a inovação da industria automobilista. Esse período teve uma questão diplomática resolvida por um país neutro  na figura de Vítor Emanuel III, rei da Itália, dividindo a terra de 33.200km2 em 19.630km2 para Inglaterra e 13.570km2 para os Brazucas!!

  • Resposta: errado

    Roraima não se desenvolveu com o ciclo da borracha.

    O estados que mais se desenvolveram com o ciclo da borracha foram Pará, Amazonas e Acre, nessa ordem de importância.