A África é um continente que muitas vezes é tratado como um único país. Neste continente existe uma grande diversidade de situações nos campos políticos, econômicos e sociais. O imaginário coletivo associa países africanos à desnutrição, a baixos índices de desenvolvimento humano, à guerras civis devastadoras.
Tudo isso existe mas, não é a realidade do continente como um todo.
Podemos constatar a diversidade do continente africano analisando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que é uma medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda. Maurícia possui o IDH de 0,8 considerado muito alto, já Chade possui um dos IDH mais baixo com 0,3 no ano de 2019.
Para responder esta questão é preciso ter conhecimentos acerca do continente africano contemporâneo, as questões sociais, econômicas e políticas dos países com a economia desenvolvida ou em ascensão:
.
I – VERDADEIRA – Desde 2016, o volume das trocas comerciais entre China e regiões da África aumentam progressivamente. Segundo o vice ministro do Comércio da China, no Fórum para Cooperação China-África, no ano de 2018, aumentou 14% referente a 2017 . Isso significa um volume de 170 bilhões de dólares. Os aspectos que mais atraem as empresas chinesas no continente Africano são o potencial de desenvolvimento, o mercado e os recursos naturais.
II – VERDADEIRA – A Nigéria tem a segunda maior economia do Continente Africano. Seu nível de industrialização fica atrás apenas da África do Sul. Sua principal matéria prima é o petróleo, mas isso não é capaz de solidificar a sua economia porque a exploração e o refino estão atrelados à empresas estrangeiras. Os setores que têm prosperado para além do petróleo são o de telecomunicações, de transportes e o mercado da Bolsa de Valores Nigeriana.
III – FALSA – O déficit habitacional na África e na Ásia continua cada vez maior, segundo a Agência World Resources Report (WRR). Analisando apenas a Nigéria, identifica-se mais de 17 milhões de família sem moradia entre uma uma população de 170 milhões de pessoas. Os motivos que levam a este déficit são a burocracia em torno da construção civil, o alto custo de materiais de construção e poucas políticas públicas de financiamento.
IV – FALSA – Os governos ditatoriais que foram derrubados pela Primavera Árabe foram a Tunísia, a Líbia e o Iemen. Outras revoltas populares foram organizadas no Marrocos, na Jordânia, na Argélia, no Bahrein e em Omã.
A) CORRETA – As afirmativas I e II estão corretas.
B) INCORRETA - A afirmativa II está correta e a afirmativa III não.
C) INCORRETA - A afirmativa I está correta e a afirmativa IV é falsa.
D) INCORRETA - A afirmativa II está correta e a afirmativa IV é falsa.
E) INCORRETA - A afirmativa III e IV não estão corretas.
Gabarito do Professor: Letra A.
IV – Alguns regimes ditatoriais foram derrubados devido aos protestos desencadeados pela Primavera Árabe. Atualmente, governos mais representativos renovam as esperanças no fortalecimento da democracia em países como Líbia, Egito, Tunísia e Argélia. ( ERRADO)- (Tunísia, líbia e Egito até conseguiram derrubar os seus respectivos governos , mas apenas a Líbia conseguiu as eleições democráticas novamente)
III – Melhorias na infraestrutura urbana e redução do deficit de moradias têm contribuído para o significativo aumento da população urbana no continente, que já ultrapassa a rural.( ERRADO)- não ultrapassou ainda, visto que as menores taxas de urbanizações do mundo, está contida na África (40%)
Gabarito A
I – Os últimos anos têm registrado um expressivo incremento das trocas comerciais entre a África e a China. Esse país asiático interessa-se, principalmente, pelas commodities minerais e pelo suprimento energético. Verdade, além disso, a China vem financiando muitas guerras e governos nesse continente para manter sua zona de influência.
II – A Nigéria tem se desenvolvido e diversificado sua economia investindo no setor de telecomunicações, apesar de o petróleo ainda ser importante na economia do país. Verdade, considerado a 2 maior economia do continente a Nigéria possui os setores que têm prosperado para além do petróleo que são os de telecomunicações, de transportes e o mercado da Bolsa de Valores Nigeriana. Lembre-se que sua economia é marcada por dependência financeira para com países e empresas estrangeiras, mercado pautado na produção de matérias-primas, ordenamento territorial que enquadra diferentes nações em um mesmo território e um quadro de instabilidade política
III – Melhorias na infraestrutura urbana e redução do déficit de moradias têm contribuído para o significativo aumento da população urbana no continente, que já ultrapassa a rural. De acordo com o ONU HABITAT apenas em 2030 a África chega a 50% da população em zona urbana o que tornará o pais realmente urbanizado.
IV – Alguns regimes ditatoriais foram derrubados devido aos protestos desencadeados pela Primavera Árabe. Atualmente, governos mais representativos renovam as esperanças no fortalecimento da democracia em países como Líbia, Egito, Tunísia e Argélia. Os governos ditatoriais que foram derrubados pela Primavera Árabe foram a Tunísia, a Líbia e o Iemen. Outras revoltas populares foram organizadas no Marrocos, na Jordânia, na Argélia, no Bahrein e em Omã. No caso do egito quando eles conseguiram derrubar o Ditador e eleger o primeiro presidente eleito democraticamente, o mesmo sofreu um golpe militar dando lugar de novo a uma ditadura militar.