SóProvas


ID
4975279
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O conflito árabe-israelense contribui, inequivocamente, para tornar o Oriente Médio uma das regiões mais instáveis do mundo. Sobre esse importante foco de tensão, é correto afirmar:


I – A guerra do Yom Kippur, em 1967, marcou o ápice da expansão territorial de Israel.

II – A cidade de Jerusalém é sagrada para as três principais religiões monoteístas da atualidade (cristianismo, judaísmo e islamismo), o que é decisivo para gerar instabilidade na região.

III – A geopolítica da água desempenha um papel destacado no conflito, tendo em vista o controle exercido por Israel sobre os principais mananciais da região.

IV – Pelos Acordos de Oslo (1993), a Organização pela Libertação da Palestina (OLP) e o Hamas reconheceram o Estado de Israel, que se comprometeu a devolver os territórios ocupados, nos quais seria criado um Estado Palestino.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta LETRA C

  • I – A guerra do Yom Kippur, em 1973, marcou o ápice da expansão territorial de Israel.

    II – A cidade de Jerusalém é sagrada para as três principais religiões monoteístas da atualidade (cristianismo, judaísmo e islamismo), o que é decisivo para gerar instabilidade na região. CORRETO

    III – A geopolítica da água desempenha um papel destacado no conflito, tendo em vista o controle exercido por Israel sobre os principais mananciais da região. CORRETO

    IV – Pelos Acordos de Oslo (1993), a Organização pela Libertação da Palestina (OLP) e o Hamas reconheceram o Estado de Israel, que se comprometeu a devolver os territórios ocupados, nos quais seria criado um Estado Palestino.

  • Os conflitos entre os árabes e israelenses são o conjunto de conflitos entre Israel e as nações árabes /muçulmanas do Oriente Médio  ao longo do século XX. O principal motivo é a ocupação da Palestina por palestinos e israelenses. A disputa pela Palestina teve o inicio com a criação do Estado de Israel no ano de 1948. 
    E, as fronteiras estabelecidas naquela época ou depois, com guerras, muitas vezes inviabilizam a sobrevivência de palestinos muçulmanos pelo fato de que o acesso ao rio Jordão e aos reservatórios naturais subterrâneos estão sob o controle de Israel. 
    A origem dos conflitos está relacionada com o surgimento do sionismo no final do século XIX, o qual defendia a criação de um Estado para os Judeus. Essa ideia fez com que a população judaica espalhada pelo mundo fizesse o movimento de retorno à Palestina. Quanto mais judeus chegavam à região da Palestina, maior o descontentamento da população local  muçulmana ou não, que exigiu a criação de um Estado Nacional, conforme havia sido prometido pelos ingleses. A Inglaterra, por sua vez, incapacitada de decidir diplomaticamente entregou esta decisão a Organização das Nações Unidas. 
    A ONU decretou a criação de dois estados distintos: o Estado da Palestina e o Estado de Israel. A cidade de Jerusalém, devido a sua importância histórica e religiosa, ficaria sob o controle internacional. Os palestinos não aceitaram a divisão. Quando os ingleses se retiraram,  a população judaica declarou a independência de Israel, em 1948.  No dia seguinte a guerra começou.
    A questão da disputa do território perdurou pelo século XX e ainda encontra resquícios no início do século XXI. Muitos outros pontos entram como causas e consequências para estes conflitos, mas o território possui o cerne da questão. Para responder esta pergunta precisa ter conhecimento  sobre a origem dos conflitos árabes israelenses e sobre como os conflitos relacionados ao território se desenrolaram de acordo com o tempo.
    I - FALSA - A Guerra de Yom Kippur foi, em outubro de 1973, entre árabes e israelenses. O motivo principal foi a anexação de territórios ( Colinas de Golã e Jerusalém por exemplo)  por Israel durante a Guerra dos Seis Dias, em julho de 1967. 
    II – VERDADEIRA – Os cristãos, os judeus e os muçulmanos santificam a cidade de Jerusalém, pois veem na cidade a origem das suas religiões. O fato de três religiões considerarem Jerusalém uma cidade sagrada é um motivo de instabilidade política, pois cada religião acredita que a cidade deve ser posse de seu povo. Hoje se vive em um acordo de paz mas, a cidade já foi motivo de disputa por diferentes povos, egípcios, romanos, babilônios, árabes e judeus, ao longo da história. 
    III- VERDADEIRA – Israel possui o controle sobre as principais fontes de recursos hídricos da região da Palestina e territórios ocupados. É uma luta contra a hostilidade do meio ambiente que tem mais da metade do seu território coberto de desertos. Em virtude dos acordos de paz, Israel fornece água para a Jordânia e para Palestina. 
    IV – FALSA – Os acordos de Oslo foram feitos entre o governo de Israel e o Presidente da Organização de Libertação da Palestina (OLP). Nos acordos estavam inseridos os seguintes tópicos: o término dos conflitos, abertura para a negociação de territórios ocupados, a retirada de Israel do Sul do Líbano e o status de Jerusalém. 
    A) INCORRETA - A afirmativa I é falsa e a afirmativa II é verdadeira. 
    B) INCORRETA – A afirmativa I é falsa e a afirmativa III é verdadeira. 
    C) CORRETA - As afirmativas II e III são verdadeiras. 
    D) INCORRETA – A afirmativa II é verdadeira e a afirmativa IV não. 
    E) INCORRETA – A afirmativa III é verdadeira e a afirmativa IV é falsa.
    Gabarito do Professor: Letra C.
  • A primeira está falsa, pois a guerra de Yom Kippur não ocorreu em 67 e sim em 73, a de 67 refere-se a guerra dos Seis Dias, muitos menos essa marcou a expansão territórial de Israel, uma vez que os inimigos queriam a retomada de seus territórios suprimidos por Israel, conquinstada né kkkkkk.

  • III – A geopolítica da água desempenha um papel destacado no conflito, tendo em vista o controle exercido por Israel sobre os principais mananciais da região.

    Refere-se ao rio Jordão que é disputado pela cisjordânia, onde predomina os palestinos, e Israel.