SóProvas


ID
4975327
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante a Guerra Fria, de 1945 a 1991, a Coexistência Pacífica serviu como canal de entendimento entre capitalistas e socialistas, contudo não foi capaz de mitigar novos focos de tensão, tais como

Alternativas
Comentários
  • Um dos fatos que mais favoreceu o processo de descolonização da África foi sem dúvida a Segunda Guerra Mundial que ocorreu na Europa entre 1939 e 1945. Como esse conflito armado que aconteceu no continente europeu o mesmo sofreu com a destruição e o declínio econômico.

    O enfraquecimento econômico e político de grande parte dos países europeus, especialmente aqueles que detinham colônias na África, foram aos poucos perdendo o controle sobre os territórios de sua administração.

    Esse fato deixa explícito que a perda de territórios se desenvolveu somente pelo motivo de reconstrução que muitos países necessitavam executar, assim não podendo designar forças e recursos para o controle das metrópoles.

    FONTE: Mundo Educaçao UOL

  • No século XX, os países do continente africano já deslumbravam suas independências.

    Contudo, o processo de descolonização da África começou a ganhar força com o enfraquecimento das potências europeias, após a Segunda Guerra Mundial.

    Momento em que a Organização das Nações Unidas (ONU) começa a pressionar os países europeus para acabarem com a colonização africana.

    Ao mesmo tempo, o mundo vivia a Guerra Fria, disputada pelos Estados Unidos (capitalismo) e União Soviética (socialismo).

    As duas potências intervieram nos processos de independência dos países africanos com a finalidade de fazer com que os mesmos adotassem suas ideologias, objetivando explorar tais territórios.

  • A Guerra Fria foi a disputa sistêmica (qual sistema que é mais eficiente, capitalismo ou socialismo) e de poder entre EUA e URSS. As questões são ideológicas, políticas, econômicas e geopolíticas. Entre 1945 e 1991 os momentos de tensão entre as superpotências são de variada intensidade e motivação. EUA e URSS nunca entraram em confronto direto por conta do “equilíbrio pelo terror" na medida em que ambos tinham arsenal atômico capaz de destruir o planeta.

    Qualquer ação de um levaria à aniquilação de todos. No entanto, tanto uma quanto outra potência interferiam em disputas internas ou, entre regiões sob sua influência. Ora atuavam para estimular e, em outros momentos, atuavam no sentido de atenuar os conflitos. 
    Por sua vez, o termo Coexistência Pacífica nasceu da proposição do secretário do Partido Comunista Soviético Nikita Kruchév, em 1954. Ele entendeu que EUA e URSS eram “vizinhos que teriam que tolerar-se mutuamente"   já que um não conseguia a  “mudança" do outro.
    Alguns canais de comunicação passaram a ser abertos entre Moscou e Washington o que, entretanto, não significa ausência de conflito, principalmente quando os interesses de uns e outros eram considerados estratégicos, ou vitais. 
    Entre as alternativas está indicado um processo histórico conturbado que não teve uma interferência de EUA e URSS no sentido de atenuar os problemas: 
    A) INCORRETA- O conflito separatista de Kosovo, na área da antiga Iugoslávia, é da década de 1980.  Pós guerra fria 
    B) INCORRETA - A Revolução de Veludo é a separação pacífica de Tchecos e Eslovacos, quando do desmonte do socialismo na região , antiga Tchecoslováquia .  Data de 1989, pós guerra fria. 
    C) INCORRETA- A Guerra Civil Espanhola aconteceu entre 1936 e 1939, antes da Segunda Guerra Mundial . portanto, antes da Guerra Fria.
    D) INCORRETA- O massacre de Katyn foi a eliminação da alta oficialidade do exército polonês, prisioneiros de guerra, policiais e civis acusado de  traição" pelos soviéticos, em 1940, quando da dominação soviética na Polônia  durante a Segunda Grande Guerra. 
    E) CORRETA- O processo de descolonização ou melhor, a luta pela independência na África e na Ásia foi, em mais de um momento, bastante violenta e complexa. A interferência das superpotências não melhorou a situação. Na verdade, em muitos casos piorou. 
    Gabarito do Professor: Letra E.
  • a) o conflito separatista de Kosovo.

    Errada, Isso acontece após a guerra fria

    b) a Revolução do Veludo.

    Errada, aconteceu no último ano da URSS e não durante a guerra fria como o enunciado pede

    c) a Guerra Civil Espanhola.

    Errada, nada a ver com a guerra fria aconteceu muito antes

    d) o Massacre de Katyn.

    Errada, Massacre da Floresta de Katyn, foi uma execução em massa ocorrida durante a 2º guerra  contra oficiais  , policiais e cidadãos comuns acusados de  e  pelo Comissariado do Povo para Assuntos Internos, a polícia secreta , comandada por , entre abril e maio de 1940, após a rendição da  à 

    e) a descolonização africana.

    Correta, o comentário da Júlia explica bem

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Katyn