O Fundo Monetário Internacional (FMI) publica todos os anos um relatório que expressa quais são as maiores economias do mundo. Este número é calculado de acordo com o Produto Interno Bruto (PIB), em dólares, de cada país. O PIB é o indicador que representa a produção dos bens e serviços em um ano dentro de cada país.
No ano de 2007, a China encontrava-se em terceiro lugar com o PIB de 3,76 trilhões de dólares. Em outubro de 2020, o FMI apresentou os dados e a China constava como a segunda maior economia do mundo com o PIB de 14,861 trilhões de dólares.
Há uma grande geração de riqueza. No entanto, uma consequência que seria esperada, não aconteceu. Ela está apontada em uma das alternativas.
A) INCORRETA - A organização internacional especializada em defesa - Jane's - calculou que o orçamento militar chinês cresceu em 178% nos últimos sete anos e que a projeção para o ano de 2020 seja equivalente a metade do que os Estados Unidos gastam com o poderio militar.
B) INCORRETA – A economia da China é a única que crescerá no ano de 2020, apesar de ser o epicentro da pandemia do Corona vírus. O governo chinês prepara um plano quinquenal de estímulo do consumo interno.
C) INCORRETA – A base de dados Scopus é uma banco de dados de resumos e citações de artigos para jornais/revistas acadêmico. Em 2006, a China ocupava o segundo lugar com 198 mil trabalhos publicados. No ano de 2018, já constavam no cadastro 599 mil publicações chinesas. Em relação à qualidade, também verifica-se uma evolução. Utilizando como parâmetro o indicador Rank , que mede a qualidade do trabalho cientifico de zero a dez, a China no ano de 1996 possuía um Rank Score de 0,3 e no ano de 2017 o indicador estava em 5,1.
D) CORRETA – De acordo com os dados do Fundo Monetário Internacional, a renda per capita chinesa está classificada como de mediana a baixa. Está em cerca de 3.180 dólares por pessoa.
E) INCORRETA – O comércio teve uma retração no consumo e nas vendas no período de fechamento em virtude da pandemia do Corona vírus. Porém, logo após a reabertura verificou-se um aumento no consumo de 0,5% nas compras em áreas de comércio duty free.
Gabarito do Professor: Letra D.