SóProvas


ID
4976506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Indicadores do IBGE revelam maior acesso da
população baiana a serviços de saneamento

      A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2008, divulgada em setembro de 2009, revelou que, em dois anos, o acesso aos serviços de abastecimento de água com canalização interna e de esgotamento sanitário foi estendido para mais pessoas em nosso estado. Segundo o diretor presidente da Empresa Baiana de Águas de Saneamento S.A., João Silva, comparando-se os indicadores da PNAD 2006 com os de 2008, verifica-se que houve um acréscimo significativo na proporção de domicílios em áreas urbanas abastecidos com coleta e tratamento de esgotos domésticos. O comparativo dos indicadores do IBGE, em relação a domicílios urbanos e domicílios rurais, também demonstra a prioridade dada ao atendimento das moradias localizadas em áreas que, nos últimos anos, não foram contempladas com investimentos em saneamento. A cobertura do serviço de abastecimento de água, nas zonas rurais, saltou de 25,5% para 34,1%, representando um incremento de 33,7%, enquanto nas zonas urbanas houve um aumento de 3,6%. O atendimento com esgotamento sanitário cresceu 118,1% na zona rural e 4,1% na zona urbana. Nas áreas urbanas, em relação ao abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos domésticos, houve um acréscimo de 7,4% na proporção de domicílios abastecidos por rede geral de água e de 9,5% em relação ao serviço de coleta e tratamento de esgotos domésticos.

(EMBASA) Assessoria de Comunicação, 29/10/2009.
In: Internet: <www.embasa.gov.gov.br> (com adaptações).

Com base no release acima, julgue o item a seguir.


O lide do release em apreço expressa com clareza a importância dos dados divulgados.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: errado.

    Questão interpretativa. Acredito que o erro dela esteja em afirmar que "O lide do release em apreço expressa com clareza a importância dos dados divulgados".

  • Também concordo que não houve a "clareza" necessária para o lide, misturando muitos dados e não tendo uma sequência mais objetiva na apresentação.

  • Pra mim tá claro! O aumento dos dados é o mesmo que dizer: mais pessoas são beneficiadas.

    Olha uma parte do lead: "o acesso aos serviços de abastecimento de água com canalização interna e de esgotamento sanitário foi estendido para mais pessoas em nosso estado".

    A partir daí traz os números, logo, o lead explica o porquê dos números.

    Se alguém puder refutar e me ajudar a entender, agradecerei!

    Ah! Feliz dia do jornalista <3 (7de abril)

  • A redação do texto não mostra um lide clássico composto por O que?, Quem?, Quando?, Onde? Como? Por quê?. faltaram alguns desses elementos e a redação não está em pirâmide invertida. Me parece um texto redigido no formato pirâmide mista (nem invertida nem normal).

    Veja:

    "A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2008, divulgada em setembro de 2009, revelou que, em dois anos, o acesso aos serviços de abastecimento de água com canalização interna e de esgotamento sanitário foi estendido para mais pessoas em nosso estado. "

    Quem?: A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2008

    O que?: revelou que, em dois anos, o acesso aos serviços de abastecimento de água com canalização interna e de esgotamento sanitário foi estendido para mais pessoas em nosso estado.

    Quando?: divulgada em setembro de 2009

  • O Lide está muito longo, o que de cara já aponta para a resposta errada. Com isso se perde a clareza do texto. Há uma declaração na segunda linha, o que não está de acordo com o texto jornalístico.