SóProvas


ID
4977934
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As indústrias de abate de gado são grandes consumidoras de água e, em consequência, produtoras de significativo volume de efluentes sanitários, com características de elevada carga orgânica, alto conteúdo de gordura, flutuações de pH (em função do uso de agentes de limpeza), altos níveis de nitrogênio, fósforo e sal, e flutuações de temperatura (devido ao uso de água quente e fria). Com relação aos impactos ambientais relacionados a essa atividade, julgue o item subsequente.


Devido à característica biodegradável do conteúdo dos efluentes sanitários das indústrias de abate de gado, faz-se necessário um tratamento primário, ou seja, em que há remoção de sólidos coloidais, dissolvidos e emulsionados, principalmente por ação biológica.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Guia Técnico Ambiental de Abate Bovino e Suíno (PACHECO; YAMANAKA, 2008) o efluente liquido resultante deve ser submetido a quatro fases de tratamento:

    1. Separação ou segregação inicial dos efluentes líquidos em duas linhas principais: separar efluentes das áreas dos processos que envolvem sangue (linha vermelha) dos que não envolvem sangue (linha verde)

    2. Tratamento primário: remoção de sólidos grosseiros, suspensos sedimentáveis e flotáveis por ação físico-mecânica

    3. Equalização: Junção dos efluentes das linhas verde e vermelha

    4. Tratamento secundário: tratamento por ação biológica

    5. Tratamento terciário: Ajuste das propriedades físicas, químicas e bioquímicas de acordo com as exigências legais, para que se faça o descarte

    (Por que isso cai pra Engenharia Civil? Jamais saberei...)

  • Cai pq como A EMBASA é uma empresa de SANEAMENTO e ABASTECIMENTO DE AGUA, o engenheiro civil que ela procura precisa saber mais de tratamento de efluentes do que resistencia de materiais ou sistemas de trasnpirte publico ou ate mesmo concretagem...

  • A questão confunde tratamento primário com secundário...