SóProvas


ID
4978402
Banca
PM-MG
Órgão
PM-MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao Ato Administrativo, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B.

    A) Provém do Estado, ou de quem esteja investido em prerrogativas estatais. (CORRETA)

    Atos administrativos são manifestações unilaterais de vontade da Administração pública e de seus delegatários no exercício da função administrativa.

    B) Não se sujeita a exame de legitimidade por órgão jurisdicional.

    Um ato pode ser anulado pelo Poder Judiciário quando há vício relativo à legalidade ou legitimidade. Ressaltando ainda, que esse controle judicial, rege-se pelo Princípio da Inércia, ou seja, se o Judiciário não for provocado pelo interessado, não haverá atuação.

    C) É exercido no uso de prerrogativas públicas, portanto, de autoridade, sob regência do Direito Público. (CORRETA)

    O fim imediato de um ato administrativo é a produção de efeitos jurídicos determinados, em conformidade com o interesse público e sob regime predominante de direito público.

    D) Consiste em providências jurídicas complementares da lei ou excepcionalmente da própria Constituição, sendo aí estritamente vinculadas, a título de lhes dar cumprimento. (CORRETA)

    Segue algumas características fundamentais dos atos administrativos:

    1) provém do Estado ou de quem esteja investido em prerrogativas estatais;

    2) é exercido no uso de prerrogativas públicas, sob regência do direito público;

    3) trata-se de declaração jurídica unilateral, mediante manifestação que produz efeitos de direito, como sejam: certificar, criar, extinguir, transferir, declarar ou de qualquer modo modificar direitos ou obrigações.

    4) sujeita-se a exame de legitimidade por órgão jurisdicional, por não apresentar caráter de definitividade perante o Direito.

    5) consiste em providências jurídicas complementares da lei ou excepcionalmente da própria Constituição, sendo aí estritamente vinculadas, a título de dar-lhes cumprimento

    BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de direito administrativo. 26. ed. São Paulo: Malheiros, 2009.

    1. A LEI NÃO EXCLUIRA DA APRECIAÇÃO DO PODER JUDICIARIO LESÃO OU AMEAÇA A DIREITO.
  • tipo de questão que vc se prende à exceção
  • A presente questão versa acerca dos Atos Administrativos, devendo o candidato ter conhecimento de suas características.

    a)CORRETA. Ato administrativo é toda manifestação unilateral do Estado (sentido amplo) proferida na qualidade de poder público e relevante para o Direito Administrativo ou de quem o represente.

    b)INCORRETA. O ato administrativo é passível de controle de legalidade e legitimidade, sendo passível de nulidade se exercido por quem não possui competência para proferir.

    - Controle de mérito por meio da revogação: Trata-se da retirada do ato por motivos de conveniência e oportunidade, quando não mais atende ao interesse público. (Efeito EX NUNC)

    *Não é possível a revogação de atos vinculados!

    - Controle de legalidade por meio da invalidação ou anulação: Trata-se da retirada do ato por motivos de legalidade, desacordo com o ordenamento jurídico, eivados de vícios que os tornam ilegais. (Efeitos EX TUNC, mantidos os efeitos do ato nulo a terceiros de boa-fé)

    *O Poder Judiciário não pode revogar os atos administrativos dos outros poderes, mas pode invalidá-los ou anulá-los por ilegalidade.

    *A competência para promover a retirada do ordenamento jurídico de um ato administrativo ilegal pode ser feito pela Administração Pública (invalidação). (Sum. 473, STF)

    c)CORRETA. Ato administrativo é toda manifestação unilateral do Estado (sentido amplo) proferida na qualidade de poder público e relevante para o Direito Administrativo ou de quem o represente.

    d)CORRETA.  A Administração não poder atuar em desacordo com a lei ou de maneira diversa dela, devendo sempre agir secundum legem (conforme a lei). Dessa maneira, o ato administrativo só pode tratar de matéria previamente disciplinada em lei, não podendo haver decreto disciplinando matéria nova.

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • gabarito b

    assinalei a errada, GRAÇAS A DEUS QUE NÃO FOI NA PROVA

  • Diante dos conceitos doutrinários apresentados, podemos depreender algumas características fundamentais:

    1) provém do Estado ou de quem esteja investido em prerrogativas estatais;

    2) é exercido no uso de prerrogativas públicas, sob regência do direito público;

    3) trata-se de declaração jurídica unilateral, mediante manifestação que produz efeitos de direito, como sejam: certificar, criar, extinguir, transferir, declarar ou de qualquer modo modificar direitos ou obrigações.

    4) sujeita-se a exame de legitimidade por órgão jurisdicional, por não apresentar caráter de definitividade perante o Direito.

    5) consiste em providências jurídicas complementares da lei ou excepcionalmente da própria Constituição, sendo aí estritamente vinculadas, a título de dar-lhes cumprimento.

    Referencia: https://jus.com.br/artigos/55742/ato-administrativo-conceito-perfeicao-validade-e-eficacia

  • "Como a lei representa, na lógica do Estado de Direito, manifestação legítima da vontade do povo, a submissão da Administração Pública à lei reafirma a sujeição dos órgãos e agentes públicos à soberania popular. Ao ato administrativo é reservado o papel secundário de realizar a aplicação da lei no caso concreto;

  • - Legitimidade: atuação do administrador vinculada não apenas aos limites legais, mas também à moralidade e à finalidade pública.