SóProvas


ID
49807
Banca
FUNIVERSA
Órgão
ADASA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

O Decreto n.º 1.171/1994, que cria o Código de Ética do Servidor Público Civil, prevê a constituição de uma comissão de ética a fim de implementar as novas disposições a serem observadas. Acerca dessa comissão, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 1.171, Art. 2°: Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta implementarão, em sessenta dias, as providências necessárias à plena vigência do Código de Ética, inclusive mediante a Constituição da respectiva Comissão de Ética, integrada por três servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente.
  • É facil achar a resposta só eliminando as outras alternativas....mas daria de entrar com anulação dessa questao pois a letra C deixa a entender que os empregados tmb são titulares de cargo efetivo, oq é errado.
  • revogado pelo Decreto 6.029 de 2007
  • Decreto 6.029/07

    art. 25. Ficam revogados os incisos XVII, XIX, XX, XXI, XXIII e XXV do Código de Ética do Profissional do Servidor Público Civil do Poder executivo Federal, aprovado pelo Decreto 1.171 de 22 de junho de 1994

    O enunciado que torna correta a questão está presente no art. 2º. do Decreto 1.171/94, logo de acordo com o art. 25, acima citado, não foi revogado.

    letra C, resposta da questão 
  • MEU ENTENDIMENTO É DE QUE A QUESTÃO ESTEJA ERRADA


    "integrada por três servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente". Resumindo:

    TRÊS SERVIDORES TITULARES DE CARGO EFETIVO OU EMPREGADOS TITULARES DE EMPREGO PERMANENTE.


    A questão deveria ter sido anulada.
  • Hermes vc já se deu ao trabalho de ler o Decreto 1.171/94???? Pq fica bem difícil vc conseguir anular uma questão em que o examinador copiou e colou o texto do Decreto, se não concorda com a  redação tem que reclamar com o Itamar Franco pq o Decreto é de autoria dele (ixi, ele já morreu!) , o pobre do examinador não tem nada haver com isso. Para conhecimento:

    "Art. 2° Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta implementarão, em sessenta dias, as providências necessárias à plena vigência do Código de Ética, inclusive mediante a constituição da respectiva Comissão de Ética, integrada por três servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente.  "

  • Vocês podem até entender que a redação do Decreto 1.171/94 esteja errada, mas a questão não tem como estar errada. Pq no enunciado cita o Decreto então ele quer que vc responda conforme o que está escrito no Decreto independente do que vc acha, do que o STF acha ou do que qualquer doutrinador acha.

  • Não esqueçam que às vezes teremos que marcar a menos errada. Gabarito C.

  • Decreto 1.171, Art. 2°: Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta implementarão, em sessenta dias, as providências necessárias à plena vigência do Código de Ética, inclusive mediante a Constituição da respectiva Comissão de Ética, integrada por três servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente.





    GABARITO ''C''
  • Art. 2° Os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta e indireta implementarão, em sessenta dias, as providências necessárias à plena vigência do Código de Ética, inclusive mediante a Constituição da respectiva COMISSÃO DE ÉTICA, integrada por três (e três suplentes) servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente (designados pelo dirigente máximo da respectiva entidade ou órgão, para mandatos não coincidentes de três anos) Obs.: trecho adaptado com Art 5º  Decreto 6029/2007.

     

    Cada um deles exercerá um mandato (não coincidente)  de 3 anos, que será de relevante prestação de serviço público, não remunerado.

     

    COMISSÃO DE ÉTICA - CE

     

    --> 3 TITULARES  +  3 SUPLENTES.

    --> 3 ANOS NÃO COINCIDENTES.

    --> DESIGNADOS PELO DIRIGENTE MÁXIMO DO ÓRGÃO OU ENTIDADE.

    --> VINCULADA À INSTÂNCIA MÁXIMA

     

    É importante salientar que o Decreto nº 1.171/94 é voltado aos servidores públicos federais, aos quais conceitua-se, em sentido amplo, como as pessoas físicas que prestam serviço ao Estado e às entidades da Administração Indireta, com vínculo empregatício e mediante remuneração paga pelos cofres públicos.

     

    Abrangendo todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, além de órgãos ou entidades que exerçam atribuições delegadas pelo poder público.

     

    DECRETO 6029, ART 11. Parágrafo único. Entende-se por agente público, para os fins deste Decreto, todo aquele que, por força de lei, contrato ou qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária, excepcional ou eventual, ainda que sem retribuição financeira, a órgão ou entidade da administração pública federal, direta e indireta.

     

    As Comissões de Ética desempenham seis funções: consultiva, educativa, investigativa, punitiva, representativa e administrativa. A elas cabe orientar e aconselhar os servidores sobre a ética profissional que os rege, tanto no tratamento com as pessoas, quanto no zelo do patrimônio público, competindo-lhe conhecer, analisar e punir procedimentos susceptíveis de censura.

     

    Elas são também responsáveis pelo fornecimento, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

     

    Qualquer cidadão, agente público, pessoa jurídica de direito privado, associação ou entidade de classe poderá provocar a atuação da CEP ou de Comissão de Ética, visando à apuração de infração ética imputada a agente público, órgão ou setor específico de ente estatal.

     

    Parágrafo único. A constituição da Comissão de Ética será comunicada à Secretaria da Administração Federal da Presidência da República, com a indicação dos respectivos membros titulares e suplentes.

  • Não sabia que tinha empregado de cargo efetivo...tá bom, não dá pra ser tão cri cri...