GAB: D
I. A volta aos padrões clássicos da Antiguidade e do Renascimento; a simplicidade; a poesia bucólica, pastoril; o fingimento poético e o uso de pseudônimos são características do Quinhentismo no Brasil. ERRADA
Justificativa: Trata-se de uma classificação do arcadismo.
II. O subjetivismo é uma das características do Romantismo. Ele representa um dos traços fundamentais dessa estética (o “culto do natureza”). O artista traz à tona a sua paixão pelo mundo natural, pela vida no campo, pelo bucolismo e por uma vida repleta de amigos e felicidade. Não há mais a preocupação com modelos clássicos e universalizantes; é a vitória do coletivo, de uma visão única de mundo e da religiosidade católica sobre as ameaças pagãs. ERRADA
Justificativa: A assertiva em questão misturou conceitos do romantismo, do arcadismo e até do barroco. Perceba que o "culto à natureza" é uma característica presente nos dois estilos literários. No caso do romantismo, encontra-se na primeira geração, a chamada Nacionalista/Indianista, e no caso do arcadismo, na retomada de conceitos greco-romanos, uma natureza trajada aos moldes europeus.
O trecho "O artista traz à tona a sua paixão pelo mundo natural, pela vida no campo, pelo bucolismo", indica clara alusão ao arcadismo, enquanto que os demais aspectos são características do romantismo, uma vez que diferente do arcadismo, o romantismo não se pautava nos preceitos clássicos greco-romanos para produzir suas prosas, mas sim buscava a originalidade.
No final da assertiva em "de uma visão única de mundo e da religiosidade católica sobre as ameaças pagãs", ao meu ver, torna-se clara a alusão ao barraco, uma vez que no romantismo a religiosidade não é uma característica intrínseca a tal estilo literário.
Fiquem na paz!