-
A meu ver a C diz respeito à seleção ou ao recrutamento internos, e não ao recrutamento de uma forma geral, pois desta forma estaria excluindo o recrutamento externo.
-
A questão em análise versa sobre o processo de recrutamento nas organizações. Para responder corretamente é preciso saber o conceito do que é o recrutamento, daí marcar a alternativa que não corresponde a um recrutamento de pessoas.
O recrutamento, segundo Chiavenato (2014), corresponde ao processo em que a organização atrai candidatos, no Mercado de Recursos Humanos - MRH, para abastecer seu processo seletivo. Por meio do recrutamento, a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho. É como se ela dissesse; "Ei, há vagas disponíveis aqui, veja se você pode trabalhar aqui".
Do ponto de vista de aplicação, o recrutamento pode ser interno ou externo.
- INTERNO: é aquele que busca preencher as vagas com aquelas pessoas que já trabalham na organização. Para essa visão, os colaboradores internos são preferíveis, eles já conhecem como as coisas funcionam. Portanto, no recrutamento interno, eles são promovidos ou transferidos para novas oportunidades ou postos de trabalho.
- EXTERNO: aqui, o preenchimento de vagas é feito através da admissão de candidatos alheios (externos) à organização. A partir do recrutamento externo, os candidatos são avaliados, pois até então não se tem uma dimensão das suas reais capacidades, e após essa avaliação podem ser selecionados para preencher os postos de trabalho disponíveis.
Dito isso e comparando com as alternativas apresentadas, podemos concluir seguramente que apenas a alternativa "B". Porque os modelos de colocação, seleção e classificação são modelos de comportamento:
COLOCAÇÃO
- Uma vaga para um cargo.
- Não podendo ser rejeitado o candidato que apareceu.
SELEÇÃO
- Vários candidatos para uma vaga;
- Compara os requisitos até que chegue àquele que mais se adeque ao cargo.
CLASSIFICAÇÃO
- Vários candidatos para uma vaga.
- Varias vagas para cada candidato.
Sendo assim,
GABARITO: B
Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas, o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
-
GABARITO B
É A ÚNICA OPÇÃO QUE SE REFERE AO PROCESSO DE SELEÇÃO DE PESSOAL, NÃO AO DE RECRUTAMENTO.
SÃO TRÊS MODELOS MAIS USADOS DE SELEÇÃO DE PESSOAL:
COLOCAÇÃO: APENAS UM CANDIDATO PARA UMA SÓ VAGA;
SELEÇÃO: VÁRIOS CANDIDATOS PARA APENAS UMA VAGA;
CLASSIFICAÇÃO: DIVERSOS CANDIDATOS PARA DIVERSAS VAGAS.
-
letra B
Tem como modelos de tratamento o modelo de colocação, o de seleção e o de classificação.
-
Letra B: Colocação, Seleção e Classificação são modelos de seleção de pessoal, e não de recrutamento. O recrutamento é o aviso ao mercado de trabalho sobre vagas disponíveis,isto é, um canal para atrair candidatos para a seleção.
A letra C não é a alternativa pois, trata de recrutamento interno que está dentro do tema recrutamento.