Gab: D
Não há um consenso sobre as etapas da tomada de decisão pois existem várias doutrinas. Entretanto, de modo geral, as etapas do processo decisório podem ser estabelecidas da seguinte forma:
1 Identificação do Problema A
2 Diagnóstico ( Cenário atual) B
3 Geração das Alternativas C
4 Escolha da Alternativa
5 Avaliação da Decisão Tomada E
Obs: a alternativa D ( Correção das ações implementadas) tem correlação com o processo administrativo ( Planejamento, Organização, Direção e Controle )
***Galera, criei um Instagram para nós compartilharmos experiências e conhecimento sobre o mundo dos concursos. Segue lá!!!***
https://www.instagram.com/maxtribunais/
A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre as etapas que compõem o processo de tomada decisão. A alternativa a ser marcada é a que não contém uma das etapas fundamentais do processo decisório.
Antes de apontar uma das opções, vejamos a composição do processo decisório.
Segundo Maximiano (2019), o processo de tomada de decisão possui cinco fases principais:
- Identificação: é a fase que percebe a ocorrência do problema e que é necessário tomar uma decisão para saná-lo.
- Diagnóstico: consiste no esforço empreendido para entender o problema ou oportunidades para identificar suas caudas e consequências
- Geração de alternativas: depois de definido e diagnosticado, é hora de gerar as gerar alternativas para solucionar o problema.
- Escolha de uma alternativa: aqui, as alternativas são avaliadas, julgadas e comparadas para que uma escolha seja tomada. A escolha depende de avaliação e julgamento de alternativas, de modo a escolher a mais vantajosa.
- Avaliação da decisão: o processo de resolver problemas é completado quando a decisão é implementada e seus efeitos são avaliados. É justamente na avaliação de uma decisão que o ciclo do processo de resolução de problemas é reiniciado.
Após verificarmos as opções, concluímos que a alternativa "D" é a que atende ao comando da questão.
GABARITO: D
Fonte:
MAXIMIANO, Antônio Amaru. Introdução à Teoria Geral da Administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2019.