SóProvas


ID
4985890
Banca
COPESE - UFT
Órgão
MPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As transformações ocorridas na sociedade, vem demonstrando mudanças também no âmbito das famílias, das relações entre o casal e os filhos. Ou seja, tem se observado que há um deslocamento da autoridade patriarcal para a afeição maternal. Nesse sentido, a vida doméstica tende a se democratizar. Assim sendo, podemos afirmar como CORRETO, que o familismo pode ser gradativamente deslocado e substituído pelo

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    Conforme ocorrem tais mudanças, a vida doméstica tende a se democratizar, criando condições para a emergência e concretização de interesses individuais. Consequentemente, o familismo tende a ser gradativamente deslocado e substituído pelo individualismo. Nessas circunstâncias que são cada vez mais presentes nas famílias de camadas médias, a redução da autoridade do marido e do pai contribui de modo decisivo para que os filhos assimilem a posição de “sujeitos de direitos”, dentro e fora da unidade doméstica, ficando em segundo plano a condição de “sujeitos de deveres”. (ROMANELLI, 2006, p.87).

    ROMANELLI, Geraldo. Autoridade e poder na família. In: CARVALHO, Maria do Carmo. (Org.). A família contemporânea em debate. São Paulo: Cortez, 1995.