SóProvas


ID
4990612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue o item que se segue de acordo como o Manual de Redação da Presidência da República.


O texto de comunicações que seguem o padrão ofício, como são os casos do aviso e do memorando, é, em geral, constituído de introdução, desenvolvimento e conclusão.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    o MRPR, página 30, expressa o seguinte -

    I – O expediente deve conter a seguinte estrutura:

    a) introdução: em que é apresentado o objetivo da comunicação.

    b) desenvolvimento: em que o assunto é detalhado; se o texto contiver mais de uma ideia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em parágrafos distintos, o que confere maior clareza à exposição;

    c) conclusão: em que é afirmada a posição sobre o assunto.

    A exceção vem aqui -

    II – quando forem usados para encaminhamento de documentos, a estrutura é modificada:

    a) introdução: deve iniciar com referência ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento não tiver sido solicitada, deve iniciar com a informação do motivo da comunicação, que é encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatário e assunto de que se trata) e a razão pela qual está sendo encaminhado;

    Questões que embasam - retiradas dos comentários dos colegas AL. . e Beatriz FF

    (2012/PF/CESPE/Agente) A menos que o expediente seja de mero encaminhamento de documentos, o texto de comunicações como aviso, ofício e memorando, que seguem o padrão ofício, deve conter três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. CERTO

    (2014/CESPE/ MEC) Em comunicações de mero encaminhamento de documento, só deverá haver parágrafos de desenvolvimento se o autor desejar fazer observações a respeito do documento encaminhado. CERTO

    Q303262

    O texto de todas as comunicações que seguem o padrão ofício, como é o caso do aviso, do ofício e do memorando, deve ser constituído de três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

    errado. 

  • Complementando:

    Até a edição anterior do Manual de Redação do Presidente da República, havia 3 tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando.

    Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar a nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • Regra geral: introdução, desenvolvimento e conclusão.

    Exceção: quando o ofício for para tão somente encaminhar documentos, poder-se-á excluir o desenvolvimento, ou seja, é facultativo.

  • Aviso e memorando foram substituídos pelo ofício.