SóProvas


ID
4996021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

O documento abaixo constitui exemplo de um tipo de comunicação oficial que, salvo algumas adaptações, segue o padrão ofício.

__n° 0014/2013-CC-PR

Brasília, 26 de fevereiro de 2013.

    Senhora Presidenta da República,


     Submeto à consideração de Vossa Excelência a proposta anexa de Código de Conduta da Administração Federal, elaborado com a importante contribuição da Comissão de Ética Pública, criada pelo Decreto n° 32, de 26 de maio de 2003.
    A linguagem do Código é simples e acessível, com o objetivo de assegurar a clareza das regras de conduta do administrador, de modo que a sociedade possa sobre elas exercer o controle inerente ao regime democrático.
     Além de o administrador ter de comportar-se de acordo com as normas estipuladas, o Código exige que ele observe o decoro inerente ao cargo.
   A medida proposta visa à melhoria qualitativa dos padrões de conduta da administração pública, de maneira que este documento, uma vez aprovado, juntamente com o anexo Código de Conduta da Administração Federal, poderá informar a atuação das autoridades federais, permitindo-me sugerir a publicação de ambos os textos, para imediato conhecimento e aplicação. 
     Essas, Senhora Presidenta da República, são as razões que fundamentam a proposta que ora submeto à consideração de Vossa Excelência.

           Atenciosamente,


Fulana de Tal
Ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República


Com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o item, relativo à adequação da linguagem e do formato da correspondência oficial acima apresentada.


Na correspondência oficial apresentada, o emprego da primeira pessoa do singular, por meio das formas verbais “Submeto” e “permitindo-me sugerir”, embora não represente uma postura de modéstia, possibilitou que o assunto fosse comunicado de modo claro e impessoal, o que se verifica pela ausência, no corpo do texto, de impressões individuais e parciais do remetente.

Alternativas
Comentários
  • Nem sempre que usa a primeira pessoa vai fugir da impessoalidade, é preciso analisar o contexto.

  • Gabarito: Certo

    É possível empregar tanto a primeira pessoa do singular (eu) quanto do plural (nós) em correspondências oficiais, uma vez que elas, por si sós, não caracterizam uma ofensa ao princípio da impessoalidade.

    O uso da primeira pessoa irá ferir a impessoalidade quando for utilizado para expressar subjetividade ou emitir impressões pessoais.

  • ÀS VEZES, UTILIZA-SE PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL OU TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR. ABRAÇOS!

  • "...elaborado com a IMPORTANTE contribuição..." - linha 1

    Se isso for ausência de impressões pessoais no corpo do texto, acho que estou estudando errado.

  • É muito comum nos ofícios o uso do "Vimos por meio deste...", então significa que isso, por si só, não compromete a impessoalidade do texto.