I. Nos alvéolos pulmonares, o oxigênio do ar difunde-se para os capilares sanguíneos.
Os alvéolos pulmonares possuem apenas uma camada epitelial fina, a qual está apoiada em um tecido conjuntivo delicado, no qual estão presentes vários capilares sanguíneos. Nos alvéolos pulmonares, ocorre o processo conhecido como hematose (troca gasosa), que garante que o sangue pobre em oxigênio torne-se oxigenado. O ar inspirado é levado pelas vias aéreas até os alvéolos, e, ao chegar a essa estrutura, o oxigênio presente no ar difunde-se para o interior dos capilares e o gás carbônico presente no sangue difunde-se em direção contrária. Para o oxigênio chegar até o sangue no interior dos capilares, ele atravessará quatro estruturas: a célula que forma o alvéolo pulmonar, a lâmina basal dessa célula, a lâmina basal do capilar e a célula endotelial.
II. Quando falta oxigênio no sangue, ocorre a diminuição da frequência respiratória. (ERRADA)
A hipóxia (falta de O2 nos tecidos) ou a hipoxemia (falta de O2 no sangue) podem produzir o aumento da frequência respiratória e do volume inspiratório que caracteriza a polipneia. O sintoma é uma resposta à demanda de oxigênio (falta de ar), expressa no aumento das taxas de respiração e inspiração. Qualquer processo que reduza os níveis de oxigênio no sangue afetará o padrão respiratório normal. Então, quando há hipoxemia, ocorre o aumento da frequência respiratória.
III. O fluido alveolar é removido para a porção condutora pelo movimento ciliar.
O fluido alveolar é removido pelo movimento ciliar da porção condutora, misturando com o muco dos brônquios, formando o líquido broncoalveolar. Esse líquido contém diversas enzimas, como a lisozima, colagenase e betaglicuronidase, produzidas pelos macrófagos alveolares.
IV. Durante a inspiração, ocorre a contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.
A entrada de ar nos pulmões, a inspiração, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais (músculos que estão entre as costelas). O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, com isso ocorre um aumento do volume da caixa torácica (estrutura óssea que protege os pulmões e o coração). Em seguida ocorre a saída de ar dos pulmões, a expiração, acontece o relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais, eleva-se o diafragma e as costelas abaixam, diminuindo assim o volume da caixa torácica
GABARITO: LETRA D - 3 estão corretas e 1 está errada.
BONS ESTUDOS!