SóProvas


ID
4997572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Depois da ovulação, os níveis do hormônio folículo-estimulante (FSH) começam a diminuir porque

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

    os níveis elevados de estradiol inibem a produção do FSH pela hipófise.

  • O ciclo menstrual tem 3 fases:

    (1ª) fase folicular = acontece entre o primeiro dia da menstruação e a ovulação. Neste período, que dura, em geral, entre 12 e 16 dias, os folículos ovarianos crescem e começam a preparar o corpo para uma possível gravidez. Nesse sentido, há um aumento da produção do hormônio folículo estimulante (FSH), que faz com que os folículos que contêm os óvulos se desenvolvam. Além disso, com esse amadurecimento, o ovário também libera mais estrogênio, hormônio responsável por tornar o revestimento do útero pronto para uma eventual gestação.

    (2ª) fase ovulatória = ocorre a liberação do óvulo maduro que será captado pelas trompas de Falópio, onde poderá acontecer a fecundação. Como o óvulo sobrevive apenas 24 horas fora do ovário, é preciso que ele encontre os espermatozoides neste curto espaço de tempo para dar início a uma gravidez. 

    (3ª) fase lútea = começa logo após a ovulação e vai até o dia anterior da próxima menstruação. O desenvolvimento dessa fase varia se o óvulo for fecundado ou não. Caso o óvulo tenha sido fecundado, ele viaja até o útero e se fixa no endométrio, as células que formarão a placenta começam a produzir o hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) e continuam a produzir ProgesteronaCaso não haja a fecundação, os hormônios femininos começam a reduzir gradativamente sua concentração no organismo e o endométrio, que estava pronto para receber o embrião, passa a descamar. Essa descamação do endométrio constitui a menstruação que marca o inicio de novo ciclo.

    O controle hormonal do ciclo reprodutivo (liberação de GnRHFSH LH) depende do estradiol e da inibina secretados nas células da granulosa. O estradiol atua na liberação hipotalâmica de GnRF e na hipofisária de FSH LH, exercendo sobre elas um "feedback" negativo. E a inibina age sobre a hipófise anterior, inibindo a secreção de FSH. Após a ovulação, na fase lútea, caso o ovulo não seja fecundado, os níveis de FSH diminuem por causa da inibição provocada pelos altos níveis de estradiol. Esse processo faz parte do inicio do novo ciclo.

    BONS ESTUDOS!

  • O tecido folicular deixado no ovário transforma-se em corpo-lúteo, sob a ação do LH, e secreta progesterona e estradiol. A liberação desses hormônios desencadeia a redução da secreção de LH e FSH, o que evita a maturação de um novo folículo enquanto uma gravidez estiver em andamento.

    Se não houver gravidez em andamento, os baixos níveis de gonadotrofina levam a uma desintegração do corpo-lúteo, o que acarreta a queda dos níveis de estradiol e de progesterona. Assim, a hipófise passa a secretar FSH em quantidades suficientes para estimular o crescimento de um novo folículo no ovário, iniciando um novo ciclo ovariano.