Decapitação: Instrumento cortocontundente. Lesão cortocontusa. Destacamento da cabeça da vítima do restante do seu corpo. Ex. Por uma guilhotina.
Esgorjamento: Instrumento cortante. Lesão incisa. Ferida longitudinal na porção anterior do pescoço. Geralmente um longo corte que pode lesar o esôfago . A morte pode ser dar por embolia gasosa, anemia aguda. Palavra de influência francesa, gorge significa garganta.
Degolamento: Ferida incisa ou cortocontusa, na porção posterior do pescoço. obs: corte feito na região da gola da camisa.
Espostejamento: Multiplicidade de fragmentos do corpo que se mostram mais irregulares. Ex. acidente aéreo, ferroviário.
Esquartejamento: Amputação, desarticulação, reduzindo o corpo em quarto. Fragmentos mais regulares que o espostejamento.
Estrangulamento: Constrição ativa do pescoço exercida pela força muscular. Asfixia mecânica em que a constrição do pescoço se faz por um laço, cuja força atuante é outra que não o peso da vítima.
Diferença entre enforcamento e estrangulamento: Enforcamento: um sulco único. Mais profundo na parte que corresponde a alça. Estrangulamento: sulco quase sempre múltiplos. Profundidade uniforme.
ENFORCAMENTO Modalidade de asfixia mecânica que se caracteriza pela interrupção do ar atmosférico até as vias respiratórias, em decorrência da constrição do pescoço por um laço fixo, agindo o peso do próprio corpo da vítima como força ativa.
ESTRANGULAMENTO No estrangulamento, a morte se dá principalmente pela constrição do pescoço por um laço acionado por uma força estranha (qualquer força que não seja o corpo da vítima). • Ao contrário do enforcamento, o corpo da vítima atua passivamente e a força constritiva do laço age de forma ativa.
ESGANADURA É um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos, ao obstruir a passagem do ar atmosférico pelas vias respiratórias até os pulmões. • Sempre homicida