Alternativa A
"A demanda externa é o elemento principal dessa teoria porque aquece o mercado interno sem reduzir a participação do setor de subsistência no produto nacional."(errada)
Segundo a visão da Cepal da qual Furtado fez parte, existia uma especificidade no processo de
desenvolvimento da América Latina, pois os países já estavam imersos em um contexto de desigualdade, ou seja, a relação comercial entre países desenvolvidos e em desenvolvimento é assimétrica e tem efeitos negativos sobre os últimos.
Fonte Estratégia Concursos
Questão acerca do pensamento econômico brasileiro, sendo Celso Furtado um dos maiores ou o maior economista do Brasil em termos de teorização econômica.
Vamos analisar as alternativas, lembrando que devemos assinalar a ERRADA:
A) ERRADA. De fato, para Furtado a demanda externa foi o principal elemento dinamizador da economia brasileira até 1930, o país estaria sujeito a forças centrífugas cuja principal consequência seria o direcionamento dos esforços produtivos nacionais para o exterior. O erro da proposição está no final, essa característica do Brasil estar em função da demanda externa, REDUZIRIA a participação do setor de subsistência no produto nacional.
B) CERTA. Se há um direcionamento dos esforços produtivos para produtos primários de exportação, há uma consequente negligência na produção de manufaturados locais. Além da exportação de produtos primários proporcionarem divisas para importação de manufaturados estrangeiros.
C) CERTA. Essa é uma consequência prática da teorização desse pensador econômico brasileiro. Se o Brasil está atrasado tecnologicamente na produção de bens manufaturados, é preciso proteger a indústria nacional para que ela se desenvolva e possa, em um segundo momento, competir de igual para igual com a indústria externa.
D) CERTA. Como dito na alternativa A, o Brasil esteve sujeito a forças centrífugas até 1930 na visão do autor, isso significa que, dado a orientação externa da estrutura produtiva nacional, a economia brasileira ficou muito sujeita a choques externos, crise econômicas estrangeiras que afetavam sobremaneira o país dado sua dependência do setor exportador.
Gabarito do Professor: Letra A.