Gab. A
b- decorrente da teoria contingencial
Conceito de diferenciação : consiste na divisão em subsistemas ou departamentos, em que cada departamento desempenha a sua parte correspondente no ambiente e que é relevante para o desempenho da sua tarefa.
Conceito de Integração : processo que contém o esforço convergente e unificado dos diversos departamentos para atingir os objetivos globais da organização.
c- necessitam de atenção, muito influente
d- não necessariamente será fácil, pode haver resistências também.
A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre a departamentalização. Aqui, assinalemos a afirmativa correta sobre ela.
O processo de especialização nas organizações pode acontecer de duas formas, a saber: horizontal ou verticalmente. Assim entendem os autores clássicos.
A especialização vertical pode ser observada quando observada a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão da chefia, acrescentando, em decorrência disso, mais níveis de hierarquia na estrutura.
Por outro lado (e para essa questão é o que mais nos interessa), a especialização horizontal é concebida diante da necessidade de aumentar a qualidade do trabalho em si (CHIAVENATO, 2014). Pode-se encontrar nela um maior número de órgãos especializados atuando no mesmo nível hierárquico, cada um com sua função, obviamente. Esse tipo de especialização também pode ser chamada de departamentalização.
Como a banca mostra, "No processo de departamentalização, deve-se observar que qualquer alteração na estrutura implica a necessidade de adoção de novos métodos de trabalho e, consequentemente, o treinamento dos funcionários."
Concluímos, portanto, que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.