Classificação de compras:
COMPRA NORMAL: quando passa por todas as etapas do ciclo de compras. Decorre de um planejamento da empresa, permitindo a negociação de preços.
COMPRA EMERGENCIAL: ocorre quando há uma falta de planejamento ou houve uma situação inesperada, exigindo produtos por um prazo curto. É desvantajoso para a empresa, pois as condições podem não ser favoráveis.
COMPRAS PARA INVESTIMENTO: é a aquisição de bens com valor agregado e vida útil longa, como máquinas e equipamentos.
COMPRAS PARA CONSUMO: são os materiais de validade média ou curta, usados no processo produtivo ou nas atividades administrativas da empresa.
RECOMPRAS DIRETAS: são materiais sempre comprados pelas mesmas características e fornecedores, exigindo pouca informação nova sobre os produtos.
RECOMPRAS MODIFICADA: são materiais sempre comprados, porém, por algum motivo como falta de fidelidade do fornecedor, há necessidade de informações para alterar algum aspecto nessa compra.
COMPRA NOVA: aquisição de um produto totalmente fora do habitual, exigindo uma grande quantidade de informações sobre o produto.
Fonte: páginas aleatórias do Google e Youtube.
Sendo assim, letra C.
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as modalidades de compras. Analisemos o assunto e vejamos qual das alternativas está correta a seguir.
Segundo a lição de Viana (2017), a compra pode seguir dois trâmites, sendo:
Compra normal: é o procedimento adotado quando o prazo for compatível para obter as melhores condições comerciais e técnicas na aquisição de materiais, por meio do todas as etapas demonstradas no fluxo básico de compras:
- preparação do processo;
- planejamento de compra;
- seleção de fornecedores;
- concorrência;
- contratação;
- controle de entrega.
É a modalidade mais vantajosa porque possibilita ao comprador o estabelecimento de condições ideais para a empresa.
Compra em emergência: acontece quando a empresa falha na elaboração do planejamento ou no atendimento de necessidade oriunda de problemas operacionais. Ao comparar o fluxo de compras em emergência com o de compra normal, o que se vê é a perda de várias etapas fundamentais, tornando a compra em emergência desvantajosa, porque seus preços são elevados em relação aos da compra normal.
Tendo analisado o assunto concluímos que:
- Correto. A compra de material em caráter de emergência elimina etapas fundamentais ao processo de compra.
Porque
- Correto. A empresa falha na elaboração do planejamento ou no atendimento de necessidade oriunda de problemas operacionais.
Sendo a alternativa "C" a correta.
GABARITO: C
Fonte:
VIANA, João José. Administração de Materiais: um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, 2017.