SóProvas


ID
5003605
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O pai do herói autista

1. O canadense David Shore é o criador da série The Good Doctor, cujo personagem é Shaun Murphy, um médico dividido entre seus tormentos pessoais e a capacidade extraordinária de salvar vidas. Com o excelente Freddie Highmore na pele de um jovem cirurgião autista, a série, constituída de vários episódios, caiu nas graças dos brasileiros. Em parte da entrevista transcrita a seguir, Shore fala sobre os desafios para fazer de um autista um personagem tão pop.
2. Um diferencial de The Good Doctor é dar ao espectador a sensação de ver o mundo como um autista. Por que essa preocupação com as filigranas sensoriais? Não queria que as pessoas simplesmente vissem um autista na tela, mas que pudessem se identificar com ele e se colocassem no lugar de Shaun para poderem entendê-lo e amá-lo. Shaun não é perfeito, mas é o nosso herói, e ele tenta superar seus desafios com destemor. Queria que o público embarcasse nessa jornada de superação.
3. Como as pessoas com autismo e seus familiares têm reagido à série? Criaram-se expectativas. Foi muito gratificante. Havia nervosismos por parte da comunidade autista antes de a série ir ao ar, mas as respostas foram emocionantes e acolhedoras. Infelizmente existe muita conversa sobre diversidade na televisão, mas a realidade dos autistas nunca tinha sido abordada o suficiente. Eu sabia do risco de não agradar a todos, mas me sinto bem por ter feito um personagem como Shaun. Tenho orgulho dele.
4. Shaun enfrenta percalços como a falta de confiança dos pacientes e o desprezo dos colegas de profissão. Autistas que tentam trabalhar de forma regular vivem problemas semelhantes? Sim. Alimentei-me de muitas leituras e informações sobre isso. Os autistas enfrentam preconceitos, suposições, julgamentos injustos e prematuros. Todos nós, em alguma medida, encaramos desafios e somos julgados o tempo todo. Mas é um processo mais extremo para Shaun, sem dúvida. E o fato de ele não ficar para baixo nunca é uma das coisas mais inspiradoras para mim. Ele exibe uma atitude tão saudável que nos ensina a viver bem a vida.

Veja. 18 set. 2019, edição nº 2652, p. 110-101. Adaptado.

Leia as passagens transcritas do texto, nas quais David Shore se expressa acerca do protagonista da série.

I. “... me sinto bem por ter feito um personagem como Shaun. Tenho orgulho dele.” (3º §).
II. “... o fato de ele não ficar para baixo nunca é uma das coisas mais inspiradoras para mim.” (4º §).

Essa visão particular e pessoal dá realce à função da linguagem corretamente identificada como função

Alternativas
Comentários
  • Leia as passagens transcritas do texto, nas quais David Shore se expressa acerca do protagonista da série.

    Gab: C

  • Expressou o orgulho por ter feito o personagem.

    Gabarito C

  • Lembrando que quando há a presença muito forte de sentimentos , opiniões atreladas a sensações etc , estamos diante da figura de linguagem emotiva ou expressiva .

  • 1 - "ME SINTO BEM"

    2 - "TENHO ORGULHO"

    3 - "MAIS INSPIRADORAS PARA MIM"

    Estas frases acima expressam claramente a ideia de emoção, exposição e expressão. Por tanto, trata-se de função EXPRESSIVA da linguagem.

    Não seria necessário conhecer todas as funções de linguagem presentes na questão, basta utilizar a própria semântica das palavras e trabalhar por eliminação.

    Reforço: Nem sempre é preciso conhecer profundamente a Língua Portuguesa para ser acertar as questões, quando não souber, basta apelar para os seus conhecimentos básicos e compreender o que a banca está solicitando.

  • Função emotiva ou expressiva : características--subjetividade ,visão intimista,unilateridade, preocupação com o "EU" e opiniões e relatos pessoais.

  • GABARITO - C

    A Função emotiva (ou expressiva) centraliza- se no emissor, revelando sua opinião, sua emoção, a sua impressão sobre algo. Nela prevalece a 1ª pessoa do singular, interjeições e exclamações. É a linguagem das biografias, memórias, poesias líricas e cartas de amor. Dizemos que esta é uma linguagem altamente subjetiva, pois parte da visão parcial da primeira pessoa do singular.

    Veja um exemplo dessa função:

    "(Eu) Sentia um medo horrível e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinário. Aquele silêncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo ilusão? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo ilusão?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrível... Quis ver-me no espelho. Tive preguiça, fiquei pregado à janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos) 

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Função fática centraliza-se no canal, tendo como objetivo prolongar ou não o contato com o receptor, ou testar a eficiência do canal. Linguagem das falas telefônicas, saudações e similares. 

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Função apelativa (ou conativa) centraliza-se no receptor; o emissor procura influenciar o comportamento do receptor. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. Usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. 

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Função metalinguística centraliza-se no código, usando a linguagem para falar dela mesma. A poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. Principalmente os dicionários são repositórios de metalinguagem. 

    Parabéns! Você acertou!

  • Quando percebi que o ator estava se pronunciando sobre o personagem, de modo precipitado, marquei letra D ( Metalinguística) :(

    Lição do dia: " O apressado come cru"

  •  Chico-Exnunc

    3) Função Apelativa ou Conativa

    Palavra-chave: receptor

    Seu objetivo é influenciar o receptor ou destinatário, com a intenção de convencê-lo de algo ou dar-lhe ordens. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.

    Não desista !!

  • Função emotiva/expressiva – emissor

    1.  utilizada em textos carregados de emoção, sentimentos e subjetividade; 

    2.   O uso das pontuações para potencializar a expressão emotiva da mensagem

    3.  preocupa com o emissor da mensagem

    Exemplos de Função Emotiva: Tenho muito receio de algo dar errado... Ah, eu estou perdidamente apaixonado