SóProvas


ID
5005117
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Orçamento Público

Orçamento público é o instrumento utilizado pelo Governo Federal para planejar a utilização do dinheiro arrecadado com os tributos (impostos, taxas, contribuições de melhoria entre outros). Esse planejamento é essencial para oferecer serviços públicos adequados, além de especificar gastos e investimentos que foram priorizados pelos Poderes. Essa ferramenta estima tanto as receitas que o Governo espera arrecadar quanto fixa as despesas a serem efetuadas com o dinheiro. Assim, as receitas são estimadas porque os tributos arrecadados (e outras fontes) podem sofrer variações ano a ano, enquanto as despesas são fixadas para garantir que o Governo não gaste mais do que arrecada. 

Disponível em: <http://www.portaltransparencia.gov.br/entenda-a-gestao-publica/orcamento-publico>. Acesso em: 19 fev. 2020.

Sobre como os conteúdos de planejamento de caixa estão associados ao orçamento público, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre orçamento público.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    O orçamento público é o mecanismo de maior relevância na gestão pública e possui grande relevância na administração. Os governos utilizam-se desse instrumento para organizar os seus recursos financeiros (impostos, taxas, contribuições de melhoria entre outros).

    Com esse planejamento é possível ofertar serviços públicos adequados, especificar gastos e investimento e realizando a alocação dos recursos necessários conforme suas demandas.

    Posto isso, vamos à análise das alternativas.

    A) CERTA. Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) o crescimento econômico é um fator que atinge a previsão de receitas:

    “Art. 12. As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativos de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas."

    B) ERRADA. A redução das despesas retrata uma forma de reversão do ciclo de endividamento.

    C) ERRADA. Por possuir entre suas características a continuação de suas atividades os entes públicos trabalham com cenários de médio e longo prazo.

    D) ERRADA. A alternativa incorre em erro ao afirmar que traria equilíbrio fiscal, uma vez que é uma medida que traria um “equilíbrio" a curto prazo, pois representa a entrada de recursos. Contudo, o pagamento de créditos e financiamentos prejudicaria a capacidade de pagamento do ente público.


    Fontes:

    ENAP – Escola Nacional de Administração Pública. Orçamento Público: conceitos básicos. Brasília, 2014.

    BRASIL. Lei Complementar n.º 101 de 4 de maio de 2000.


    Gabarito do Professor: Letra A.