SóProvas



Questões de Ciclo de Gestão do Governo Federal


ID
326932
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Quanto à gestão de resultados no serviço público, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da A?

  • A questão A está errada???


ID
401053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da administração direta, indireta e fundacional, julgue
os itens a seguir.

O orçamento da autarquia é idêntico em sua forma ao da entidade estatal à qual ela pertence.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO.

    O orçamento das autarquias é formalmente idêntico ao das entidades estatais, com as peculiaridades indicadas nos arts. 107 a 110 da Lei 4.320/64 e  adequação ao disposto no art. 165, § 5º, da CF.

    Lei 4320/64:

          Art. 107. As entidades autárquicas ou paraestatais, inclusive de previdência social ou investidas de delegação para arrecadação de contribuições para fiscais da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal terão seus orçamentos aprovados por decreto do Poder Executivo, salvo se disposição legal expressa determinar que o sejam pelo Poder Legislativo.

            Parágrafo único. Compreendem-se nesta disposição as empresas com autonomia financeira e administrativa cujo capital pertencer, integralmente, ao Poder Público.

              Art. 109. Os orçamentos e balanços das entidades compreendidas no artigo 107 serão publicados como complemento dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal a que estejam vinculados.

            Art. 110. Os orçamentos e balanços das entidades já referidas, obedecerão aos padrões e normas instituídas por esta lei, ajustados às respectivas peculiaridades.

  • Como uma autarquia sempre será uma pessoa jurídica de direito público, então o orçamento dela será idêntico no aspecto formal ao da entidade estatal à qual ela pertence (que também será de direito público).

    Ex.: O Banco Central do Brasil (Bacen) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda e ambos fazem parte do orçamento da União (orçamento fiscal e da seguridade social).

ID
1071463
Banca
ESAF
Órgão
MTur
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da avaliação e mensuração do desempenho governamental, analise as afirmativas abaixo, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) Análise e avaliação sistemáticas de políticas públicas são essenciais para o enfrentamento de problemas persistentes de déficit de governança.

( ) A avaliação dos programas deve gerar um fluxo contínuo de informações, em vez de evidências baseadas em estudos isolados

( ) Os agentes públicos devem perceber a avaliação como aliada e não como ameaça, assim como as punições pelo mau desempenho e premiações pelos bons resultados devem ser percebidas igualmente

Alternativas
Comentários
  • é muito bom para qqer empregado ser avaliado... isso o torna mais eficaz .... as avaliaçoes sao sempre algo positivo ...

  • o agente público não pode ver uma punição para ele como ameaça?? tá bom....no mundo ideal da Disney....

  • O gabarito é a letra A, todas as afirmações são verdadeiras. 

  • Punição tá correto??? 

  • Punição está correto. Quem trabalha bem não vê a punição como uma ameaça. Ela serve apenas para quem trabalha mal, refletindo positivamente naqueles que querem algo com o trabalho público e não apenas a tão sonhada estabilidade.


ID
1096828
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em relação ao orçamento público, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma lei elaborada pelo Poder Legislativo que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano.

( ) A Constituição determina que o orçamento anual deve ser votado e aprovado até o final de cada ano que o antecede (também chamado sessão legislativa).

( ) O Orçamento Geral da União (OGU) é constituído de três peças em sua composição: o Orçamento Fiscal, o Orçamento da Seguridade Social e o Orçamento de Investimento das Empresas Estatais Federais.

( ) A Lei Orçamentária Anual (LOA) é a lei que antecede a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as metas e prioridades em termos de programas a executar pelo governo. O projeto de Lei da LOA deve ser enviado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional até o dia 15 de abril de cada ano.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A LOA é elaborada pelo Executivo, podendo ser alterada pelo Legislativo, que fixa despesas em razão das receitas por ela previstas.


    O orçamento anual deve ser aprovado até 22 de dezembro.


    CF, art. 165, 


    § 5º - A lei orçamentária anual compreenderá:

    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

    III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.


    A útlima alternativa trocou os conceitos de LOA e LDO.

  • ( F ) A Lei Orçamentária Anual (LOA) é uma lei elaborada pelo Poder EXECUTIVO que estabelece as despesas e as receitas que serão realizadas no próximo ano. 

    ( V ) A Constituição determina que o orçamento anual deve ser votado e aprovado até o final de cada ano que o antecede (também chamado sessão legislativa). 

    ( F ) O Orçamento Geral da União (OGU) é constituído de três peças em sua composição: o Orçamento Fiscal, o Orçamento da Seguridade Social e o Orçamento de Investimento das Empresas QUE A UNIÃO, DIRETA OU INDIRETAMENTE, DETENHA A MAIORIA DO CAPITAL SOCIAL COM DIREITO A VOTO

    ( V ) A Lei Orçamentária Anual (LOA) é a lei que antecede a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as metas e prioridades em termos de programas a executar pelo governo. O projeto de Lei da LOA deve ser enviado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional até o dia 15 de abril de cada ano. >>>>> ADMITO QUE ESSE ANTECEDE ME INCOMODOU DEMAIS. LOA OBEDECE O LDO, OU SEJA, PROCEDE AO LDO, NÃO ANTECEDE

  • Natália,

     

    acho que você confundiu tudo, o Gabarito é a letra D, a sequência correta é F-V-V-F.

    A terceira afirmativa foi conciderada correta, apesar do termo "estatais federais" realmente não coincidir com o que diz a CF e não ser o mais correto para definir o que essa peça do orçamento abrange.

    Entretanto, a quarta afirmativa estava completamente errada e não poderia ser considerada verdadeira de forma alguma, não só a LOA é posterior a LDO de cada ano como a data de 15 de abril é aplicável comodata limite para o executivo enviar o projeto da LDO. O projeto da LOA pode ser enviado até 31 de agosto (4 meses antes do fim do exercício financeiro)

     

    Bons estudos!

     

     

     


ID
1118779
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Desde fevereiro de 1994, a legislação que trata dos sistemas estruturantes do governo brasileiro explicita claramente que entre as competências das unidades responsáveis pelo Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal estão: avaliar os planos e programas, avaliar os investimentos estratégicos do Governo e realizar análises de políticas públicas. O instrumento encontrado para desenvolver essas atividades foi o Plano Plurianual, cujos objetivos apontados seriam .

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar essa questão por favor!

  • Achei a questão bem confusa.

    A alternativa correta é a letra "A".

  • Os Planos de Governo reúnem as intenções de partidos e candidatos para 

    um próximo mandato. Ali estão as promessas que os políticos fazem à população e que 

    serão traduzidas em programas através da criação do Plano Plurianual. 

    O Plano Plurianual é a oficialização das pretensões de governo para o 

    período de quatro anos. Ele será disposto em programas de duração continuada e em 

    despesas de capital e outras delas decorrentes. Todos os outros planos, ou seja, a Lei de 

    Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual deverão estar integrados a ele. 


  • Confusa demais, colocaram a indagação sobre o PPA porém o texto apresentado na letra A não está dentro da referida lei. Foi uma interpretação bem equivocada da pessoa que formulou essa questão, passível de anulação fundamentada.

  • A Constituição de 1988 estabelece ainda que o PPA definirá de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal para o período de quatro anos.Embora os PPA 1996-1999 e 2000-2003 já possuíssem instrumentos de avaliação e monitoramento, os modelos apresentavam diversas falhas (Garcia, 2000), o que suscitou a necessidade de incrementar esses aspectos no Plano. Nesse sentido, o PPA 2004-2007 trouxe uma inovação inexistente nos anos anteriores: o Sistema de Avaliação do Plano Plurianual. O objetivo era assegurar que a avaliação fosse parte integrante da gestão dos programas subsidiando a tomada de decisão; e, disseminar a cultura de avaliação garantindo a sua utilização na formulação e implementação das políticas e programas de governo.

     

    Fonte: http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/handle/1/2168/Nogueira-Cavalcante-Avalia%C3%A7%C3%A3o-e-monitoramento.pdf?sequence=3&isAllowed=y, página 6

     

  • "Os principais objetivos do PPA são:

    Definir com clareza as metas e prioridades do governo, bem como os resultados esperados. Organizar, em programas, as ações que resultem em incremento de bens ou serviços que atendam demandas da sociedade.

    Estabelecer a necessária relação entre as ações a serem desenvolvidas e a orientação estratégica de governo.

    Possibilitar que a alocação de recursos nos orçamentos anuais seja coerente com as diretrizes e metas do Plano.

    Explicitar a distribuição regional das metas e gastos do governo. Dar transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos".

  • GABARITO: A.

     

    Enunciado: (...) competências das unidades responsáveis pelo Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal estão: avaliar (...), avaliar (...). O instrumento encontrado para desenvolver essas atividades foi o Plano Plurianual, cujos objetivos apontados seriam:

     

    Única assertiva que utiliza a ideia de avaliar/avaliação:
      a) (...) avaliação (...) cultura de avaliação(...). 


ID
1118788
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Programas no âmbito do setor público apresentados aos órgãos de financiamento devem estar relacionados a problemas específicos em determinado contexto. Muitos programas não resistem à análise preliminar por não deixarem claro o problema que visam resolver. Um gestor público interessado em propor um programa deve justificar a motivação para o investimento a ser realizado. As técnicas de solução de problemas podem ser de grande valia na medida em que estão centradas na identificação de :

Alternativas
Comentários

ID
1431181
Banca
VUNESP
Órgão
DETRAN-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O objeto principal do contrato de gestão é

Alternativas
Comentários
  • Os contratos de gestão passaram a ser celebrados com os próprios da Administração Direta, portanto, com entes sem personalidade jurídica própria; são os chamados centros de responsabilidade que se comprometem, por meio do contrato de gestão, a atingir determinados objetivos institucionais, fixados em consonância com programa de qualidade proposto pelo órgão interessado e aprovado pela autoridade competente, em troca, também, de maior autonomia de gestão.

    A idéia, em relação às empresas estatais e aos centros de responsa-bilidade, é a de, por meio do contrato de gestão, fixar compromissos bilaterais: 

    a) para a empresa ou órgão, o de cumprir determinados objetivos fixados em planos nacionais ou em programas pré-definidos pelas partes; 

    b) para a Administração Pública, o de flexibilizar os meios de controle sobre a entidade, conferindo-lhe maior grau de autonomia na gestão dos negócios.

    No direito brasileiro, o contrato de gestão vem sendo celebrado com empresas estatais, com o mesmo objetivo visado no direito francês; mas também com outro tipo de entidade, que poderíamos incluir na categoria de entidade paraestatal, do tipo dos serviços sociais autônomos e das chamadas organizações sociais.


    http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/revistaspge/revista2/artigo9.htm

  • Para Diógenes Gasparini [2], trata-se, o contrato de gestão, de "ajuste celebrado pelo Poder Público com órgãos e entidades da Administração direta, indireta e entidades privadas qualificadas como organizações sociais, para lhes ampliar a autonomia gerencial, orçamentária e financeira ou para lhes prestar variados auxílios e lhes fixar metas de desempenho na consecução de seus objetivos". O contrato de gestão designa algumas espécies de acordos celebrados entre a Administração direta e entidades da administração indireta, assim também com entidades privadas que atuam de forma paralela com o Estado, e com dirigentes de órgãos da própria administração direta.

    resposta d

  • A alternativa correta (D) foi extraída diretamente do livro Administração Geral e Pública - Para Provas e Concursos de Idalberto Chiavenato (2012, p. 421):


    "O objeto do contrato de gestão é a pactuação de resultados entre uma parte contratante, o Poder Público e outra parte contratada, seja a instituição estatal ou não."


ID
1536592
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma das exigências fundamentais para a realização de compras na administração pública.

Alternativas
Comentários
  • C) 

    2o  As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

  • C)

    Art. 7º § 2o  As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando:

    I - houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório;

    II - existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;

    III - houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executadas no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma;

    IV - o produto dela esperado estiver contemplado nas metas estabelecidas no Plano Plurianual de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso.

  • Art. 14. (Lei 8666/93) Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa. 


ID
1602910
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As políticas do Governo Federal deverão conformar-se com as leis orçamentárias, inclusive com a Lei no 12.593, de 18 de janeiro de 2012, que institui o Plano Plurianual da União para o período de 2012 a 2015. Nessa esteira, os Programas do Governo Federal relativos ao Enfrentamento do Racismo e Promoção da Igualdade Racial; Cidadania e Justiça; Planejamento Urbano; Resíduos Sólidos; Trabalho, Emprego e Renda são exemplos de programas temáticos

Alternativas

ID
1603555
Banca
CEPERJ
Órgão
Prefeitura de Saquarema - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No orçamento público há projetos a serem desenvolvidos.
Esses projetos têm que seguir o modelo de elaboração de projetos com todos os seus itens. Dentre eles, o cronograma. O cronograma é:

Alternativas
Comentários
  • Paludo, 2013:


    "6 – Estabelece o cronograma para a elaboração orçamentária. Esse cronograma refere-se

    ao período em que as tarefas devem ser realizadas por todos os agentes envolvidos, com

    vistas a permitir tempo suficiente à elaboração orçamentária, bem como o atendimento aos

    prazos legais. Por exemplo, em 2011, a fase qualitativa encerrou no início de junho. Na

    sequência, depois de divulgados os referenciais para cada órgão setorial, ocorreu a fase

    quantitativa, que se estendeu até o início de agosto."



    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • Se você souber o que é um cronograma já encontra a resposta, acho que todo mundo sabe o que é um cronograma!

    Cronograma = Discriminação das fases e etapas de um projeto ou trabalho, distribuindo tarefas e designando seus responsáveis, estipulando prazos de conclusão.

    Qualquer livro de Administração tem isso.

    Gabarito letra D

  • Se vc é concurseiro de verdade, quando sai um edital, vc procura pelo cronograma pra saber o dia da prova. Dai vc fica sabendo se não haverá outra prova no mesmo dia! São as etapas e seus respectivos dias! 

    Gab: D


ID
1788892
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Instrução Normativa MPOG/SLTI n. 4, que dispõe sobre o processo de contratação de Soluções de Tecnologia da Informação pelos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação ─ SISP do Poder Executivo Federal, prevê que as contratações de Soluções de Tecnologia da Informação deverão seguir três fases. Essas fases são:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A


    Art. 8ºAs contratações de Soluções de Tecnologia da Informação deverão seguir três fases: 

    I -Planejamento da Contratação;

    II -Seleção do Fornecedor; e

    III -Gestão do Contrato.


    Fonte: http://www.governoeletronico.gov.br/sisp-conteudo/nucleo-de-contratacoes-de-ti/modelo-de-contratacoes-normativos-e-documentos-de-referencia/instrucao-normativa-mp-slti-no04
  • Lembra de Paris e do Ibrahimovic : PSG (sigla do time de futebol da cidade e iniciais de cada uma das fases da contratação)

  • Propor - Art. 17 (NOVA REDAÇÃO)

    Representar - Art. 14 (NÃO TEVE ALTERAÇÃO)


ID
2382076
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Administração Pública representa o aparelhamento do Estado e funciona como instrumento de governo para planejar, organizar, dirigir e controlar todas as ações administrativas, com o objetivo de dar plena e cabal satisfação das necessidades coletivas básicas.

(CHIAVENATTO, 2016.)

Assinale a alternativa que apresenta elementos em consonância com a afirmação de Chiavenatto.

Alternativas
Comentários
  • Sabe-se que a Gestão Pública constitui um importante segmento da ciência da administração. Ela representa o aparelhamento do estado e funciona como um ins- trumento do governo para planejar, organizar, dirigir e controlar todas as ações da Administração Pública. O objetivo por trás destas ações é dar plena satisfação das necessidades coletivas básicas (CHIAVENATO 2012, p. 108).

     

    Outra caraterística da Administração Pública é praticar atos com responsa- bilidade técnica e legal, o que envolve a busca pela perfeição técnica de seus atos. Nota-se que tais atos devem ser perfeitos, sem falhas comprometedoras e sem acarretar prejuízo social segundo os preceitos legais.

     

    Ao consideramos que a Administração Pública dever ser entendida como uma forma de governo que envolve conjuntos de pensamentos, ideologias, re- gras, normas, e, naturalmente, a relação de poder, bem como outras diferentes manifestações comportamentais, verificamos que são justamente esses aspectos que atuam na forma de gerir as ações do Estado.

  • alternativa E) Município contrata médicos concursados para trabalhar em Posto de Saúde.

  • Quando o enunciado fala: ... suprir às necessidades da coletividade.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da organização político-administrativa brasileira, sendo mais especificamente cobrado o conceito de Administração Pública.

    Diante disso, vamos primeiramente diferenciar os conceitos de Estado, Governo e Administração pública.

    O filósofo alemão Emanuel Kant conceituou Estado como "uma multidão de pessoas vivendo em um território, cumprindo leis editadas pelo governo". Sendo assim, pode-se afirmar que o Estado significa Povo, território e governo soberano.

    Já o Governo é o elemento condutor do Estado, que detém e exerce o poder absoluto de auto-determinação e auto-organização emanado do Povo.

    Por último, a Administração Pública é um conceito da área do direito que descreve o conjunto de agentes, serviços e órgãos instituídos pelo Estado com o objetivo de fazer a gestão de certas áreas de uma sociedade, como Educação, Saúde, Cultura, etc. Administração pública também representa o conjunto de ações que compõem a função administrativa.

    Ademais, Chiavenato (2016), leciona que a administração pública representa o aparelhamento do Estado e funciona como instrumento de governo para planejar, organizar, dirigir e controlar todas as ações administrativas, com o objetivo de dar plena e cabal satisfação das necessidades coletivas básicas. Como dizia Weber, a Administração Pública envolve todo o aparato administrativo com que nações, estados e municípios se moldam para cuidar do interesse coletivo e entregar à população uma ampla variedade de serviços públicos capazes de melhorar a qualidade de vida em geral. (Chiavenato, 2016, p. 327). (Grifo nosso.)

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra E, uma vez que a contratação de médicos concursados para trabalhar no Posto de Saúde do Município corrobora o objetivo de dar plena e cabal satisfação das necessidades coletivas básicas, ou seja, melhorar a qualidade de vida em geral, conforme mencionado por Chiavenato e não atender apenas necessidades específicas, conforme foi visto nas outras alternativas.


    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública: provas e concursos / Idalberto Chiavenato. – 4ª ed. – Barueri [SP]: Manole, 2016.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Município contrata médicos concursados para trabalhar em Posto de Saúde

    planejar, organizar, dirigir e controlar todas as ações administrativas = funções alocativa e distributiva de recursos em prol da coletividade


ID
2383354
Banca
UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando a competência “realizar análises financeiras com precisão utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos” e as orientações de descrição de competências adotadas pelo governo federal do Brasil, analise as afirmativas abaixo:

I A competência está incompleta, pois não possui condição.
II O trecho “utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos” é a condição da competência.
III A competência está incompleta, pois não possui critério.
IV O trecho “utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos” é o critério da competência.
V O trecho “com precisão” é o critério da competência.
VI O trecho “com precisão” é a condição da competência.

Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca da gestão por competências adotadas pelo Governo Federal do Brasil. Destaca-se o Decreto n.º 9.991 de 28 de agosto de 2019 que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP).

    Vejamos as afirmativas em relação aos conceitos de critério e condição:

    I. A competência está incompleta, pois não possui condição.

    Errada. A condição da competência é a utilização de modelos de mensuração de riscos e projetos.

    II. O trecho “utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos" é a condição da competência.

    Certa. A condição da competência é a ação que se impõe como necessária para realização da mesma.

    III. A competência está incompleta, pois não possui critério.

    Errada. O critério da competência é a precisão com a qual são realizadas as análises financeiras.

    IV. O trecho “utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos" é o critério da competência.

    Errada. Este trecho se refere à condição da competência e não ao critério.

    V. O trecho “com precisão" é o critério da competência.

    Certa. O critério da competência é o padrão que serve de parâmetro para que a competência seja avaliada e comparada.

    VI. O trecho “com precisão" é a condição da competência.

    Errada. Este trecho se refere ao critério da competência e não à condição.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
2445358
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A elaboração de projetos na empresa é também responsabilidade do pedagogo empresarial. Esses projetos devem partir de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    O que é Gerenciamento de Projetos?

    Mais especificamente, o que é um projeto? é um conjunto de atividades temporárias, realizadas em grupo, destinadas a produzir um produto, serviço ou resultado únicos.

    Um projeto é temporário no sentido de que tem um início e fim definidos no tempo, e, por isso, um escopo e recursos definidos.

    E um projeto é único no sentido de que não se trata de uma operação de rotina, mas um conjunto específico de operações destinadas a atingir um objetivo em particular. Assim, uma equipe de projeto inclui pessoas que geralmente não trabalham juntas – algumas vezes vindas de diferentes organizações e de múltiplas geografias.

    O desenvolvimento de um software para um processo empresarial aperfeiçoado, a construção de um prédio ou de uma ponte, o esforço de socorro depois de um desastre natural, a expansão das vendas em um novo mercado geográfico – todos são projetos.

    E todos devem ser gerenciados de forma especializada para apresentarem os resultados, aprendizado e integração necessários para as organizações dentro do prazo e do orçamento previstos.

    O Gerenciamento de Projetos, portanto, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio – e, assim, melhor competir em seus mercados.

    Ele sempre foi praticado informalmente, mas começou a emergir como uma profissão distinta nos meados do século XX.

    Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) identifica seus elementos recorrentes:

    Os grupos de processos do gerenciamento de projetos são 5:

    Início

    Planejamento

    Execução

    Monitoramento e Controle

    Encerramento

    O conhecimento em gerenciamento de projetos é composto de dez áreas:

    Gerenciamento da Integração

    Gerenciamento de Escopo

    Gerenciamento de Custos

    Gerenciamento de Qualidade

    Gerenciamento das Aquisições

    Gerenciamento de Recursos Humanos

    Gerenciamento das Comunicações

    Gerenciamento de Risco

    Gerenciamento de Tempo

    Gerenciamento das Partes Interessadas

  • Nosso modelo de Plano de Projeto é estruturado a partir de três componentes básicos: Escopo, Plano de Ação e Plano de Controle e Avaliação, sendo que o escopo é tomado como referência para a elaboração do Plano de Ação e do Plano de Controle e Avaliação (...)

     

    O escopo é, portanto, um componente do plano de projeto que deve responder às seguintes questões:

    - De que trata o projeto? Qual situação, problema ou necessidade que deu origem ao projeto?

     

    Trabalhando com projetos: Planejamento e gestão de projetos educacionais
    Por Dácio G. Moura, Eduardo F. Barbosa

     

    https://books.google.com.br/books?id=W9Q5DwAAQBAJ&pg=PT55&lpg=PT55&dq=o+projeto+%C3%A9+uma+a%C3%A7%C3%A3o+destinada+a+uma+situa%C3%A7%C3%A3o+problema+ou+necessidade&source=bl&ots=CB8DRcZNRP&sig=EQYN5AwPxYDl7yJSE5oOrySmiJo&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiWnoTJl4zXAhXBf5AKHVK8AOkQ6AEILTAB#v=onepage&q=o%20projeto%20%C3%A9%20uma%20a%C3%A7%C3%A3o%20destinada%20a%20uma%20situa%C3%A7%C3%A3o%20problema%20ou%20necessidade&f=false

     

  • O que se pode observar claramente é que o pedagogo empresarial cumpre um importante papel dentro das empresas e organizações articulando as necessidades junto da gestão de conhecimentos. Cabe a este profissional provocar mudanças comportamentais nas pessoas envolvidas, favorecendo os dois lados: o funcionário que quando motivado e por dentro dos conhecimentos necessários, sente-se melhor e produz mais e a empresa que quando se mantém com pessoas qualificadas obtém melhores resultados e maiores lucratividades. No momento que surge uma necessidade não atendida, aparece uma situação-problema que precisa ser resolvida e surge a necessidade de uma Metodologia de Diagnóstico de Situações (MDS), que irá proceder o diagnóstico da situação-problema e a definição das ações em um plano estratégico, culminando em um projeto para a sua solução.

  • Esses projetos devem partir de


    E) um problema detectado na empresa. Essencialmente, o projeto é uma ação destinada a uma situação problema ou necessidade. CORRETA






ID
2527018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca dos processos participativos de gestão, julgue o item a seguir.


Embora debates, audiências e consultas públicas acerca de propostas de planos plurianuais, de lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual devam ser incluídos em uma gestão orçamentária participativa, sua realização não representa condição obrigatória para a aprovação desses dispositivos na câmara municipal.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada, pois refere-se ao Princípio Participativo, o qual consta na Lei nº 10.257/2001:

    Art. 44. No âmbito municipal, a gestão orçamentária participativa de que trata a alínea f do inciso III do art. 4o desta Lei incluirá a realização de debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual, como condição obrigatória para sua aprovação pela Câmara Municipal.

    No âmbito federal e estadual não é obrigatória a observância desse princípio, mas já em âmbito municipal como se pode aferir é, mas só pra quem adotar esse tipo de gestão.

  • A assunção não é obrigatória, mas a realização é sim.

  • Embora debates, audiências e consultas públicas acerca de propostas de planos plurianuais, de lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual devam ser incluídos em uma gestão orçamentária participativa, sua realização não representa condição obrigatória para a aprovação desses dispositivos na câmara municipal. Resposta: Errado.

     

    Comentário: a Lei nº 10.527/2001, Art. 4º, III, “f”, que trata da gestão participativa da sociedade na definição de políticas públicas nos munícipios, informa ser obrigatório o debate, as audiências e consultas públicas como condição obrigatória para aprovação do PPA, LDO e LOA municipal pela câmara municipal. Em nível federal e estadual não há na referida lei a obrigatoriedade de utilização da gestão participativa.

  • a lei é a 10.257...

  • Respondi essa questão pensando em AFO. Onde a utilização do orçamento participativo é obrigatório aos municípios.

  • A sua realização é obrigatória, No entanto o Poder Público não está obrigado a seguir as opiniões sugeridas.

  • Errado

     

    Observar o pricípio participativo representa condição obrigatória para a aprovação  da LDO e da LOA na câmara municipal. Mas não estará, necessariamente, vinculado ao que for proposto pela populçao envolvida. Visto que pode haver discrepâncias entre o que a popução quer e o que a administração pode fazer, etc.

     

    Não é obrigatória a sua observância no plano estadual e federal.

  • Ora.... se a gestão orçamentária é participativa, logo, faz-se necessária a anuência da população para que o projeto seja aprovado pela CM.

  • Participação popular - referente a elaboracão e apreciação do orçamento.

    Aplicação obrigatoria para os MUNICIPIOS (em alguns casos, sua aplicação tambem ocorre nos ESTADOS)

    Agora uma dica de prova : UNIÃO não é obrigada a seguir a gestão participativa.

  • Comentando para guardar a questão, desculpem-me os demais colegas. Foco, Força e Fé na Luz pois ela nos iluminará o caminho e nos guiará à vitória.
  • GABARITO: ERRADO 

     

    LEI Nº 10257/2001 (REGULAMENTA OS ARTS. 182 E 183 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ESTABELECE DIRETRIZES GERAIS DA POLÍTICA URBANA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)

     

    ARTIGO 44. No âmbito municipal, a gestão orçamentária participativa de que trata a alínea f do inciso III do art. 4o desta Lei incluirá a realização de debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual, como condição obrigatória para sua aprovação pela Câmara Municipal.

  • A participação popular, no âmbito municipal, é condição obrigatória para aprovação do PPA, LDO e LOA, nos termos do Estatuto das Cidades:

    Art. 44. No âmbito municipal, a gestão orçamentária participativa de que trata a alínea f do inciso III do art. 4o desta Lei incluirá a realização de debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual, como condição obrigatória para sua aprovação pela Câmara Municipal

    Gabarito: Errado

  • Nada disso! Na verdade, segundo o artigo 44 da lei 10.257/01, a realização de debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas de PPA, LDO e LOA é condição obrigatória para sua aprovação pela Câmara Municipal.

    Estou alertando! Guarde esse dispositivo com carinho!

    Gabarito: Errado

  • Embora debatesaudiências e consultas públicas acerca de propostas de planos plurianuais, de lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual devam ser incluídos em uma gestão orçamentária participativasua realização não representa condição obrigatória para a aprovação desses dispositivos na câmara municipal. Resposta: Errado.

     

    Comentário: a Lei nº 10.527/2001, Art. 4º, III, “f”, que trata da gestão participativa da sociedade na definição de políticas públicas nos munícipios, informa ser obrigatório o debate, as audiências e consultas públicas como condição obrigatória para aprovação do PPA, LDO e LOA municipal pela câmara municipal. Em nível federal e estadual não há na referida lei a obrigatoriedade de utilização da gestão participativa.

    A participação popular, no âmbito municipal, é condição obrigatória para aprovação do PPA, LDO e LOA, nos termos do Estatuto das Cidades:

    Art. 44. No âmbito municipal, a gestão orçamentária participativa de que trata a alínea f do inciso III do art. 4o desta Lei incluirá a realização de debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual, como condição obrigatória para sua aprovação pela Câmara Municipal

  • Negativo, pesquise mais.

  • Os debates são obrigatórios para aprovação em municípios isso não quer dizer que as decisões dos debates estejam vinculados! O erro está em dizer que não é obrigatório os debates quando na verdade são sim. Sugiro ao professor revisar sua questão comentada, pois ela está confusa.

    Espero ter ajudado.

  • Marcelo Soares| Direção Concursos

    20/10/2019 às 09:42

    A participação popular, no âmbito municipal, é condição obrigatória para aprovação do PPA, LDO e LOA, nos termos do Estatuto das Cidades:

    Art. 44. No âmbito municipal, a gestão orçamentária participativa de que trata a alínea f do inciso III do art. 4o desta Lei incluirá a realização de debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e do orçamento anual, como condição obrigatória para sua aprovação pela Câmara Municipal

    Gabarito: Errado

  • Errado.

    O Estatuto das Cidades (Lei n.° 10.257/2001), prevê que, no âmbito municipal, a gestão orçamentária participativa (a qual deverá incluir a realização de debates, audiências e consultas públicas sobre as propostas do plano plurianual - PPA, da lei de diretrizes orçamentárias - LDO e do orçamento anual -LOA), é condição obrigatória para a aprovação do PPA, LDO e LOA pela Câmara Municipal.


ID
2557012
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Segundo a teoria dos múltiplos fluxos, a mudança na agenda ocorre quando há convergência entre

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    São os três fluxos:

     

    Reconhecimento de um problema = fluxo de problemas; depende da atenção do público

    Identificação de alternativas = fluxo de soluções; depende da atuação de empreendedores

    Construção de apoio político = fluxo de política; varia de acordo com os eventos

  • Isto está no DIAS, Reinaldo. Políticas Públicas: princípios, propósitos e processos. São Paulo. Atlas, 2012.

    Pags 72 e 73

  • LETRA E

    TEORIA DOS FLUXOS MÚLTIPLOS = o que? sao fatores que contribuem pra q um problema entre na agenda!

    quais os fluxos?

    FLUXOS DOS PROBLEMAS

    FLUXOS DAS SOLUCOES

    FLUXO POLITICO

    quando os 3 fluxos se convergem, o que nasce? SIM, a janela de oportunidade!

    é por isso que existem tanta manifestações nas ruas, pra chamar a atenção e o problema entrar na agenda!


ID
2849107
Banca
UECE-CEV
Órgão
CGE - CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

É função da Lei Estadual nº 15.175, de 28 de junho de 2012, definir

Alternativas
Comentários
  • Complementando:

    abrange:

    Orgãos da administração direta, entes de todos os poderes, cortes de contas e o MP Estadual, Autarquias, FP, Empresa pública, SEM e demais entidades controladas direta ou indiretamente pelo Estado do Ceará e as entidades sem fins lucrativos que recebam recursos públicos. 

     

    composição do sistema estadual de acesso a informação:

    * Conselho estadual de acesso á informação (classificam as informações sigilosas)

    Poderes L, E,e J, MP´s, TCE, TCM com mandato de 2 anos

     

    * Comitês gestores de acesso á informação (classificam as informações reservadas, secretas e ultrasecretas)

    Gabinete do governador, casa civil, PGE, CGE, casa militar, SEFAZ, e SEPLAG.

     

    * Comitês setoriais de acesso a informação

    Titular do orgão, assessor de desenvolvimento, ouvidor setorial e o responsável pelo serviço de informação ao cidadão.

  • A lei que "regulamenta" outra lei. Bem-vindos ao Brasil!


ID
3092866
Banca
Quadrix
Órgão
CONRERP 2ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o item.


Na Administração Pública Federal, para efeito do controle de suas atividades, é irrelevante o fato de o seu custo ser superior ao risco.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Na Administração Pública Federal, para efeito do controle de suas atividades, é irrelevante o fato de o seu custo ser superior ao risco.

    NO PLANEJAMENTO TUDO É RELEVANTE

  • Quado o custo do controlar for maior que a perda, não se controla.

    Gab: errado!

  • Controlar "quinquilharias" gera mais custo operacional de controle do que propriamente o que se controla.

  • Tão irrelevante que veio virar questão ! aham ,tá.

  • meu Deus!!! ainda consigo ouvir a voz de Geovanna Carranza como mantra, dizendo: " quando o custo for maior do que a perda, não se controla". AMÉM!


ID
3101737
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o item.


O orçamento monetário é um dos instrumentos básicos da ação governamental.

Alternativas
Comentários
  • O orçamento monetário era o instrumento utilizado pelo Governo no controle das operações do sistema monetário. Seu objetivo principal era a previsão da expansao dos meios de pagamento na economia, tornando-o coerente com a previsão de crescimento do produto físico e uma certa elevação no nível geral de preços, mantida velocidade-renda da moeda constante. Ele era elaborado pelo Banco Central e aprovado pelo executivo por decreto, sem o Congresso e não existe mais.

  • Os instrumentos básicos de ação monetária do governo são 3: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

  • Gabarito: Errado

  • Olá!

    Gabarito: Errado

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3188230
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Lei 13.249, de 13 de janeiro de 2016, instituiu o Plano Plurianual da União para o período de 2016 a 2019. Nesse Plano foram instituídas as prioridades da administração pública federal para o período 2016-2019. Sobre essas prioridades, analise as assertivas.

I - As metas inscritas no Plano Nacional de Educação.
II - O Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, identificado nas leis orçamentárias anuais por meio de atributo específico.
III - O Plano Brasil sem Miséria - PBSM, identificado nas leis orçamentárias anuais por meio de atributo específico.
IV - O reajuste anual do salário mínimo.

Estão CORRETAS as assertivas:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º São prioridades da administração pública federal para o período 2016- 2019:

    I - as metas inscritas no Plano Nacional de Educação;

    II - o Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, identificado nas leis orçamentárias anuais por meio de atributo específico; e

    III - o Plano Brasil sem Miséria - PBSM, identificado nas leis orçamentárias anuais por meio de atributo específico.


ID
3189877
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As políticas públicas podem ser classificadas em vários tipos. O Código Nacional de Trânsito é um tipo de política

Alternativas
Comentários
  • 1. Políticas públicas distributivas: sua a principal função é distribuir certos serviços, bens ou quantias a apenas uma parcela da população. Um exemplo seria o direcionamento de dinheiro público para áreas que sofrem com enchentes; na Educação, seriam as cotas.

     

    2. Políticas públicas redistributivas: sua principal função é redistribuir bens, serviços ou recursos para uma parcela da população, retirando o dinheiro do orçamento de todos. Um exemplo disso seria o sistema previdenciário; na Educação seria a política de financiamento educacional, onde há um fundo em que todos os municípios e estados colocam dinheiro, mas que depois é repartido conforme as matrículas e não de acordo com a contribuição de cada um.

     

    3. Políticas públicas regulatórias: Essas medidas estabelecem regras para padrões de comportamento. São bastante conhecidas, pois tomam a forma de leis. Um exemplo muito comum são as regulações do trânsito; na Educação, podemos citar a lei que organiza a área, como a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

     

    4. Políticas públicas constitutivas: O nome difícil quer dizer que elas estabelecem as “regras do jogo”. Isto é, são elas que dizem como, por quem e quando as políticas públicas podem ser criadas. O conceito pode parecer obscuro, mas quer saber uma que atinge a vida de todos nós? A distribuição de responsabilidade entre municípios, estados e Governo Federal. Na Educação, por exemplo, municípios são responsáveis pela Educação Infantil e Ensino Fundamental 1; estados pela Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio; e o Governo Federal pela Educação Superior.

  • O conceito de Políticas públicas redistributivas do Jivago Moraes está equivocada

    Política distributiva = Todo mundo paga(inclusive quem recebe) para um grupo específico. Ex: Salário desemprego, bolsa família, contrução de hospital, revitalização de ruas etc.

    Política redistributiva = Um grupo paga (não inclui quem recebe) para outro grupo específico. Ex: Reforma agrária, Cota racial (você está tirando vaga de um grupo específico para dar a outro grupo específico).


ID
3213646
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A gestão pública é a operacionalização do planejamento governamental, em que o administrador tem o papel chave de identificar objetivos de longo e curto prazo. Para atingir os objetivos do planejamento estratégico, o administrador deve desenvolver um ciclo em que recursos são avaliados e aplicados a fim de maximizar a capacidade da organização. Cabe, portanto, ao administrador conhecer as etapas do ciclo operacional governamental, afim de que este seja seguido adequadamente.

Assinale a opção que apresenta as etapas do ciclo operacional do planejamento governamental tradicional.

Alternativas
Comentários
  • Nunca vi mais gordo...

  • GAB: B

    Orçamento, aporte de recursos, execução e acompanhamento orçamentário.

  • eu fui na letra "C" pq la execução é a terceira etapa do ciclo. Esse tipo de questão a pessoa tem que tentar identificar os significados de cada ciclo: Elaboração/planejamento da proposta orçamentária;  Discussão/estudo/aprovação da Lei de Orçamento;  Execução orçamentária e financeira; e  Avaliação/controle

  • A questão em análise nos deixa com uma certa dúvida, pois não sabemos se ela fala de planejamento estratégico do Estado ou se abordo os ciclos do planejamento orçamentários da União. Portanto, para resolvermos à essa questão, precisaremos analisar cada alternativa e ir fazendo as eliminações, conforme nosso entendimento sobre planejamento tanto estratégico, quanto orçamentário.

    A letra “A" nos apresenta algumas etapas necessárias para a criação de uma política pública, por isso, não pode ser o gabarito da questão. As letras “C", “D" e “E" apresentam basicamente as mesmas características, porém: identificação de problemas, diagnóstico e definição de objetivos não são suficientes para caracterizar um ciclo de planejamento. Quando falamos em ciclos, podemos utilizar como referência o Ciclo PDCA, onde as etapas precisam estar relacionadas a: planejamento, execução, verificação de conformidade e avaliação.

    Assim, podemos afirmar que a letra “B" nos apresenta algumas fases relacionadas ao processo de planejamento orçamentário. Conforme a Lei nº 4.320/64 e o Manual Técnico Orçamentário, as etapas do Ciclo Orçamentário são: elaboração e planejamento; discussão e aprovação; execução; e controle e avaliação. Em face do exposto, e tendo em vista as eliminações de alternativas explicadas anteriormente, a letra “B" é o gabarito da questão em análise.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “B".
  • Só lembrar que, se for fazer alguma coisa, primeiro ter que ter dinheiro

  • Errei, mas depois entendi. O comando-chave para acertar a questão é:

    (...) o administrador deve desenvolver um ciclo em que recursos são avaliados e aplicados a fim de maximizar a capacidade da organização.

    A avaliação das dotações/recursos é a LOA, mediante aprovação do Poder Legislativo.

    A aplicação é a execução das dotações/recursos orçamentários.

    (1) Orçamento, (2) aporte de recursos, (3) execução e (4) acompanhamento orçamentário.

  • A questão é difícil a primeira vista. No entanto, basta que algumas partes do enunciado sejam colocadas em jogo para eliminar algumas alternativas. O que me permitiu acertar foi a consideração acerca do ciclo OPERACIONAL e Planejamento governamental TRADICIONAL.

    Ora, as alternativas A e C traziam etapas da formação de Políticas Públicas, que envolvem mais o longo do que o curto prazo, sendo que sua definição como parte da Agenda ocorre, na verdade, no PPA.

    As alternativas D e E também muito lembraram o ciclo de formação das PPs, no entanto, o que me fez perceber o erro é a questão de LONGO PRAZO constante em ambas.

    Para confirmar o gabarito, bastava lembrar que, tradicionalmente, o processo de planejamento governamental sempre foi baseado no orçamento, além de que, operacionalmente, a execução se dá com base na LOA.

  • Ciclo operacional é diferente da formulação de políticas públicas. Na formulação é que se dá início com a detecção dos problemas. O ciclo operacional se começa com o orçamento já concretizado.
  • Alguém pega esse touro solto


ID
3426427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação a planejamento e avaliação nas políticas públicas, julgue o item subsecutivo.


Planejar os custos, estimar os custos, determinar o orçamento e controlar os custos são processos relativos ao gerenciamento do escopo de um projeto de políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : ERRADO

    Está no gerenciamento de custo do projeto.

  • Escopo do Projeto é o detalhamento de todo o trabalho necessário para entregar um produto, serviço ou resultado.

    Gerenciamento de Escopo é o conjunto dos processos essenciais para garantir que o projeto inclui todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para ter sucesso. Os processos que fazem parte desse conjunto são: 1) planejar o gerenciamento de escopo; 2) coletar os requisitos; 3) definir o escopo; 4) criar a EAP(estrutura analítica do projeto); 5) validar o escopo; e 6) controlar o escopo.

  • Para respondermos à questão em análise, precisamos saber quais são as áreas do conhecimento no gerenciamento de projetos. Segundo o Guia PMBOK, as áreas são as seguintes: Gestão do Escopo; Gestão de Tempo; Gestão de Custos; Gestão da Qualidade; Gestão de Recursos Humanos; Gestão das Comunicações; Gestão de Riscos; Gestão de Aquisições; Gestão das Partes Interessadas; e Gestão de Integração.


    A gestão de um projeto de políticas públicas não difere, na essência, da gestão de um projeto qualquer, apesar de sua amplitude, finalidade social e finalidade econômica serem diferentes. Assim, para conseguirmos respondê-la, precisamos saber sobre o que acontece em cada área do gerenciamento de projetos.

     
    A Gestão de Integração refere-se aos aspectos de unificação, consolidação e ações integradoras do projeto. A Gestão de Escopo envolve a administração de sua execução, a garantia de que o projeto irá concluir exatamente o trabalho requerido. Nessa área do gerenciamento de projetos encontramos a Estrutura Analítica do Projeto (EAP), a iniciação, o planejamento, a definição, a verificação e o controle de mudanças do projeto. A Gestão de Tempo busca garantir que o projeto seja executado no tempo planejado, com início, meio e fim determinados. A Gestão de Custos realiza a estimativa dos custos e do orçamento necessário para a execução do projeto. A Gestão da Qualidade busca garantir que o projeto seja entregue dentro das especificações solicitadas e de acordo com as expectativas do cliente. A Gestão de Recursos Humanos visa colocar as pessoas certas, na quantidade certa e no lugar certo. A Gestão de Comunicação assegura uma comunicação eficiente e eficaz entre as partes interessadas do projeto. A Gestão de Riscos avalia a importância e a probabilidade de ocorrência de cada fator de risco para que estes não atrapalhem o andamento do projeto. A Gestão de Aquisições planeja os itens necessários e seleciona os melhores fornecedores, além de gerir os contatos relacionados a esse projeto e fechamento do negócio. Por fim, a Gestão de Partes Interessadas visa assegurar um efetivo inter-relacionamento entre os stakeholders do projeto, ou seja, as pessoas, organizações, clientes, patrocinadores, fornecedores etc.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão aborda conceitos relacionados ao gerenciamento de custos de um projeto, e não ao gerenciamento de escopo. Portanto, o item em análise está errado.

    GABARITO DO PROFESSOR: “ERRADO".
  • Gab: ERRADO

    ESCOPO: é basicamente o planejamento, os processos que serão realizados no projeto. Deve dizer o que deve ser feito, evitando-se, assim, esforços desnecessários. Ele inclui os processos de: 1° - coletar os requisitos, 2° - Definir o escopo, 3° - criar a EAP, 4° - Controlar o escopo.

    A questão está errada justamente por incluir os custos no escopo, quando deveria dizer "gerenciamento de custos".

    Para responder a questão, podemos ter por base as Áreas do Conhecimento do Projeto. Vejam...

    • 1°.   Integração:
    • 2°.   ESCOPO
    • 3°.   Tempo
    • 4°.   Custo
    • 5°.   Qualidade
    • 6°.   Recursos Humanos
    • 7°.   Comunicações
    • 8°.   Riscos
    • 9°.   Aquisições
    • 10°. Partes interessadas – stakeholders.

    OBS: o PMBOK 5° ed. adicionou a 10° área.

    ---------

    Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe a amostra resumida e atualizada da matéria de Gestão de Processos e Projetos gratuitamente.

  • (AREA DE CONHECIMENTO)GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DO PROJETO

    Grupo de Processos de

    Planejamento

    20 - Planejar o Gerenciamento dos

    Custos

    21 - Estimar os Custos

    22 - Determinar o Orçamento

    Grupo de Processos

    de Monitoramento

    e Controle

    23 - Controlar os

    Custos

  • Gabarito: Errado.

    Planejar os custos, estimar os custos, determinar o orçamento e controlar os custos são processos relativos ao gerenciamento dos CUSTOS de um projeto de políticas públicas.

  • GAB ERRADO

    As áreas de conhecimento da gestão de projetos no Guia PMBOK 6ª Edição são 10, vamos destacar o que foi pedido na questão

    1. Gerenciamento do escopo do projeto: inclui os processos necessários para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para que o mesmo termine com sucesso. Os processos que fazem parte desse conjunto são: 1) planejar o gerenciamento de escopo; 2) coletar os requisitos; 3) definir o escopo; 4) criar a EAP (estrutura analítica do projeto); 5) validar o escopo; e 6) controlar o escopo.
    2.  Gerenciamento dos custos do projeto: Inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos, financiamentos, gerenciamento e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS


ID
3768844
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Gerenciamento de risco é um processo que abrange a identificação de pontos críticos de controle, a avaliação de riscos e a adoção de medidas de controle.

Considerando a função de gerenciamento de risco, analise as seguintes ações estratégicas.

I. Participação nos processos de educação popular em saúde.
II. Produção de conhecimento, de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico.
III. Articulação intersetorial, em especial, quando há questões que interferem na saúde, mas extrapolam seu universo de atuação e competência.

Apresentam ações da Vigilância Sanitária os itens

Alternativas
Comentários

ID
4150930
Banca
FUNDEPES
Órgão
IF-AL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No orçamento de um instituto federal do ano anterior, os gastos mais relevantes foram aqueles da ação de governo com a assistência ao estudante, que totalizaram R$ 800.000,00. Esse valor foi equivalente a 20% do orçamento total anual da instituição. Neste ano, o orçamento teve uma redução de 20%, e estima-se que os gastos com a assistência ao estudante tenham uma redução de 10% em relação ao ano anterior. Se os dados orçamentários estimados para este ano se concretizarem, qual será o percentual do orçamento total da instituição gasto com assistência estudantil?

Alternativas
Comentários
  • No orçamento de um instituto federal do ano anterior, os gastos mais relevantes foram aqueles da ação de governo com a assistência ao estudante, que totalizaram R$ 800.000,00. Esse valor foi equivalente a 20% do orçamento total anual da instituição. Neste ano, o orçamento teve uma redução de 20%, e estima-se que os gastos com a assistência ao estudante tenham uma redução de 10% em relação ao ano anterior. Se os dados orçamentários estimados para este ano se concretizarem, qual será o percentual do orçamento total da instituição gasto com assistência estudantil?

    800.000,00 = 20%

    x = 100%

    x = 4.000.000

    4.000.000 = 100%

    x = 20%

    4.000.000 - 800.000 = 3.200.000 orçamento bruto atual.

    x = 800.000 X 10% = 80.000

    800.000 - 80.000 = 720.000 orçamento assistência ao estudante atual.

    3.200.000 = 100%

    720.000 = x

    22,5 %

  • Essa video aula não ajuda a fazer, nem dá esclarecimento da questão...Aff.

  • Questãozinha de matemática em Administração Pública

  • Vamos para a resolução da questão.

    Gastos com assistência em 2021: 800.000 = 20% orçamento total
    Orçamento total 2021: 800.000 * 100 = 20 * X = 4.000.000
    Orçamento Total 2022: 4.000.000 * 0,8 (redução de 20%) = 3.200.000
    Gastos com assistência em 2022: 800.000 * 0,9 (redução de 10%) = 720.000

    3.200.000 = 100%
    720.000 = X
    X = 720.000 * 100 / 3.200.000 = 22,5%


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
5005117
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Orçamento Público

Orçamento público é o instrumento utilizado pelo Governo Federal para planejar a utilização do dinheiro arrecadado com os tributos (impostos, taxas, contribuições de melhoria entre outros). Esse planejamento é essencial para oferecer serviços públicos adequados, além de especificar gastos e investimentos que foram priorizados pelos Poderes. Essa ferramenta estima tanto as receitas que o Governo espera arrecadar quanto fixa as despesas a serem efetuadas com o dinheiro. Assim, as receitas são estimadas porque os tributos arrecadados (e outras fontes) podem sofrer variações ano a ano, enquanto as despesas são fixadas para garantir que o Governo não gaste mais do que arrecada. 

Disponível em: <http://www.portaltransparencia.gov.br/entenda-a-gestao-publica/orcamento-publico>. Acesso em: 19 fev. 2020.

Sobre como os conteúdos de planejamento de caixa estão associados ao orçamento público, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre orçamento público.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    O orçamento público é o mecanismo de maior relevância na gestão pública e possui grande relevância na administração. Os governos utilizam-se desse instrumento para organizar os seus recursos financeiros (impostos, taxas, contribuições de melhoria entre outros).

    Com esse planejamento é possível ofertar serviços públicos adequados, especificar gastos e investimento e realizando a alocação dos recursos necessários conforme suas demandas.

    Posto isso, vamos à análise das alternativas.

    A) CERTA. Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) o crescimento econômico é um fator que atinge a previsão de receitas:

    “Art. 12. As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativos de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas."

    B) ERRADA. A redução das despesas retrata uma forma de reversão do ciclo de endividamento.

    C) ERRADA. Por possuir entre suas características a continuação de suas atividades os entes públicos trabalham com cenários de médio e longo prazo.

    D) ERRADA. A alternativa incorre em erro ao afirmar que traria equilíbrio fiscal, uma vez que é uma medida que traria um “equilíbrio" a curto prazo, pois representa a entrada de recursos. Contudo, o pagamento de créditos e financiamentos prejudicaria a capacidade de pagamento do ente público.


    Fontes:

    ENAP – Escola Nacional de Administração Pública. Orçamento Público: conceitos básicos. Brasília, 2014.

    BRASIL. Lei Complementar n.º 101 de 4 de maio de 2000.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
5103799
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A função de controle busca impedir a realização dos objetivos e omitir a necessidade de modificá-los.

II. O servidor público jamais deve retardar qualquer prestação de contas relacionada com as suas atribuições.

III. É direito do servidor público exercer sua função, seu poder e sua autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o que está envolvido na função administrativa de controle, assim como em situações que envolvem a administração pública.

    I. incorreto.

    A função de controle busca garantir a realização dos objetivos e omitir a necessidade de modificá-los.

    É por meio do controle que a organização consegue entender quais processos podem ser melhorados, corrigidos, de modo a melhor utilizar os recursos organizacionais para a alcance dos objetivos organizacionais.

    II. correto. O decreto 1171, aplicado à administração pública federal no inciso XIV - nos apresenta como dever do servidor:

    • jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo;

    III. incorreto.

    É vedado ao servidor público exercer sua função, seu poder e sua autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais.

    O decreto 1171, aplicado à administração pública federal no inciso XIV - nos apresenta como dever do servidor

    • abster-se, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público, mesmo que observando as formalidades legais e não cometendo qualquer violação expressa à lei;

    Após analisarmos os itens, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

  • Para resolvermos essa questão, precisamos analisar cada afirmativa separadamente.

    I. INCORRETA. A função controle está relacionada ao processo de avaliação da condução das atividades da empresa, para que todas as coisas funcionem da maneira certa e no tempo certo (CHIAVENATO, 2009).

    II. CORRETA.  A luz do Decreto n.º 1171, de 1994, em seu artigo XIV, letra “d", nos diz que “d) jamais retardar qualquer prestação de contas, condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo;". Ou seja, a afirmativa está de acordo com a legislação.

    III. INCORRETA. A luz do Decreto n.º 1171, de 1994, em seu artigo XIV, letra “t", nos diz que “t) exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos;". Ou seja, é dever fundamental do servidor público exercer as prerrogativas da função e não ser contrário ao interesse do serviço público.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5544961
Banca
UFPel-CES
Órgão
UFPEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Em relação aos orçamentos públicos, considere (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.


( ) Uma das principais críticas dirigidas a processos orçamentários governamentais é que eles se detêm abruptamente diante da pergunta sobre questões relativas a resultados.

( ) Iniciativas como Sistema de Planejamento, Programação e Orçamento (PPBS – Planning, Programming, Budgeting Systems) e Gestão por Objetivos (MBO – Management by Objectives) fracassaram em grande medida no cumprimento de suas promessas.

( ) Na década de 1990 ocorreram grandes reformas orçamentárias em países como Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, movimento este que não foi seguido pelos países em desenvolvimento.

( ) Esforços de reforma orçamentária baseados em concepções de “orçamento baseado em desempenho” não buscam relacionar alocação orçamentária à performance das políticas públicas.


A sequência correta, de preenchimento das lacunas, é:

Alternativas
Comentários
  • V – V – F – F