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ID
5005189
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Os jogos online com vários jogadores, ou MMOGs (Massively Multiplayer Online Games), oferecem uma experiência imersiva na qual um número grande de usuários interage com um mundo virtual persistente pela Internet. A engenharia por trás desses jogos representa um grande desafio para os sistemas distribuídos.

Qual a solução deve ser adotada para que a propagação de eventos em tempo real, devido à necessidade de tempos de resposta rápidos, não prejudique a experiência dos usuários?

Alternativas
Comentários
  • Arquiteturas completamente descentralizadas?
  • Copia e cola do livro: Sistemas Distribuídos, conceitos e projetos. 5ED

    Os jogos online com vários jogadores, ou MMOGs (Massively Multiplayer Online Ga-mes), oferecem uma experiência imersiva com a qual um número muito grande de usuá-rios interage com um mundo virtual persistente pela Internet. Os principais exemplos desses jogos incluem o EverQuest II, da Sony, e o EVE Online, da empresa finlandesa CCP Games. Esses mundos têm aumentado significativamente em termos de sofisticação e agora incluem, por exemplo, arenas de jogo complexas (o EVE Online, por exemplo, consiste em um universo com mais de 5.000 sistemas estelares) e variados sistemas so-ciais e econômicos. O número de jogadores também está aumentando, com os sistemas capazes de suportar mais de 50.000 usuários online simultâneos (e o número total de jogadores talvez seja dez vezes maior).A engenharia dos MMOGs representa um grande desafio para as tecnologias de sistemas distribuídos, particularmente devido à necessidade de tempos de resposta rápidos para preservar a experiência dos usuários do jogo.

    ...

    A maioria dos sistemas comerciais adota um dos dois modelos apresentados anteriormente, mas agora os pesquisadores também estão examinando arquiteturas mais radicais, que não se baseiam nos princípios cliente-servidor, mas adotam es-tratégias completamente descentralizadas...