SóProvas


ID
5005273
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), farmacovigilância é a ciência relativa à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou de quaisquer problemas relacionados a medicamentos. Ao definir esse conceito, no ano de 2002, a OMS ampliou o escopo da famacovigilância, contemplando quaisquer problemas relacionados a medicamentos, como queixas técnicas, erros de medicação e interações medicamentosas.

Sobre as Reações Adversas a Medicamentos (RAM), é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • "De acordo com a classificação proposta por Rawlins e Thompson,

    as reações adversas produzidas por medicamentos podem ser subdivididas em dois grandes grupos, segundo o mecanismo de produção: as que são efeitos farmacológicos normais, porém aumentados (de tipo A, augmented, aumentado) e as que são devidas a efeitos farmacológicos anormais e inesperados, se for levada em consideração a farmacologia do medicamento considerado (tipo B ou bizarre, bizarro)"

    Fonte : OPAS, 2011 (Boas práticas de farmacovigilância para as Américas)

  • a) as RAM podem ser subdivididas em dois grandes grupos: tipo A e tipo B de acordo com o mecanismo de produção

    b) as RAM do tipo B não são farmacologicamente previsíveis nem dose-dependentes, têm incidência e morbidade baixas e sua mortalidade pode ser alta.

    c) as RAM do tipo A são farmacologicamente previsíveis, geralmente dependem da dose, têm alta incidência e morbidade, baixa mortalidade e podem ser tratadas ajustando-se as doses.

    d) a OMS tem definido as RAM como qualquer efeito prejudicial ou indesejável, não intencional, que aparece após a administração de um medicamento em doses normalmente utilizadas no homem para a profilaxia, o diagnóstico e o tratmento de uma enfermidade.

  • A- mediante o tipo.

    B- tipo A dose-dependente

    C- tipo B não dose-dependente

    D- correto

    obs:

    A -dose-dependente

    B- NÃO dose-dependente (idiossicratica)

    C- reação por dose e tempo

    D- reação tardia

    E- sindrome da retirada

    F- falha terapêutica