De acordo com a teoria monetarista de combate a inflação, marque a alternativa correta:
A) Ocorre inflação devido ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. Isto é, muito dinheiro para poucos bens, embora as causas para o monetarismo sejam diversas. Daí a frase famosa de Friedman: inflação é sempre um problema monetário. Frase que descobriu a pólvora, por sinal...
B) A inflação é um fenômeno apenas monetário, de modo que altas taxas sustentadas de crescimento monetário produzem baixas taxas de inflação.
C) A inflação está associada estreitamente a tensões de custos, causadas por deficiências na estrutura econômica. Mais parece uma teoria soviética da economia: culpa-se estritamente o produtor. No Brasil apareceu sob a forma do famigerado plano cruzado do Sarney, quando o presidente convocava o povo a ser fiscal seu nos mercados sem atacar o problema pela raiz.
D) A inflação está associada aos aumentos de preços provocados pelas expectativas dos agentes de que a inflação futura tende a crescer e eles procuram resguardar suas margens de lucro. Inflação está associada ao excesso de demanda por moeda. O monetarismo é uma visão nova da teoria quantitativa da moeda. A diferença reside nas causas do aumento da demanda: expectativa dos agentes, entre outras variáveis.
E) N.R.A.
Avisem-me qualquer erro.
"Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX