SóProvas


ID
5009680
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Viajo Curitiba das conferências positivistas, elas são onze em Curitiba, há treze no mundo inteiro; do tocador de realejo que não roda a manivela desde que o macaquinho morreu; dos bravos soldados do fogo que passam chispando no carro vermelho atrás do incêndio que ninguém não viu, esta Curitiba e a do cachorro-quente com chope duplo no Buraco do Tatu eu viajo.

     Curitiba, aquela do Burro Brabo, um cidadão misterioso morreu nos braços da Rosicler, quem foi? quem não foi? foi o reizinho do Sião; da Ponte Preta da estação, a única ponte da cidade, sem rio por baixo, esta Curitiba viajo.

    Curitiba sem pinheiro ou céu azul, pelo que vosmecê é — província, cárcere, lar —, esta Curitiba, e não a outra para inglês ver, com amor eu viajo, viajo, viajo.

TREVISAN, D Em busca de Curitiba perdida. Rio do Janeiro. Record. 1992

A tematização de Curitiba é frequente na obra de Dalton Trevisan. No fragmento, a relação do narrador com o espaço urbano é caracterizada por um olhar

Alternativas
Comentários
  • Aquelas questões q vc acerta olhando a fonte, quem sabe.

  • não fui capaz de entender a negatividade presente nesse texto, e tenho certeza que se eu usa-se qualquer tipo de argumento complicado em uma redação os avaliadores reduziriam minha nota, mas esse fianal aew foi o que lacrou minha decisão na Letra D mesmo estando errada.

  • acertei, mas não entendi nada esse texto não faz nenhum sentido

  • como assim vocês não enxergam negatividade no texto?

    o cara descreve uma morte, fala que a cidade não tem pinheiro, não tem céu azul. o tocador de realejo parou de rodar a manivela porque o macaquinho morreu. incêndios acontecendo.

    mano, se isso não for negatividade...

  • no enem 2020,teve umas questões que pareciam simples,mas na vdd eram sem pé e sem cabeça kkkkkkkk (rindo para não chorar)

  • acho que a resposta está no trecho: esta Curitiba, e não a outra para inglês ver, com amor eu viajo, viajo, viajo. ou seja,

    ele está descontruindo uma perspectiva habitual de representação da cidade. ele a enxerga de uma maneira diferente... mas é uma questão que gera uma dúvida porque ao mesmo tempo que marca uma negatividade passa uma impressão positiva (no caso o amor dele ao viajar pela cidade)

  • odeio linguagens