SóProvas


ID
5009725
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Relatos de viagem: nas curvas da Nacional 222,

em Portugal

Em abril deste ano, fomos a Portugal para uma viagem de um mês que esperávamos há um ano. Pois no dia 4 de maio, chegávamos ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Que linda a "antiga, muy nobre, sempre leal e invicta" cidade do Porto! "Encantei-me", diriam eles... pelas belas paisagens, construções históricas com lindas fachadas, parques e praças muito bem cuidados.

Os tripeiros, sinônimo de portuenses, têm orgulho de sua cidade, apelidada de Invicta — nunca foi invadida. E valorizam tudo o que há de bom ali, como “a melhor estrada para se dirigir do mundo", a  Nacional 222.

Pois na manhã do 25 de abril, dia da Revolução dos Cravos, resolvemos conhecer a tal maravilha. A cada 10 km tínhamos que encostar: corríamos, dançávamos, tomávamos chocolate quente, sopa, tudo que fosse quentinho. E lá íamos para mais uma etapa. Uma aventura deliciosa. Depois de três horas — mais ou menos o dobro do tempo necessário, não fossem as paradas para aquecimento — , chegamos a casa! Congelados, mas maravilhados e invictos!


Disponível em: https//oglobo globo com. Acesso em 6 dez. 2017 (adaptado)


Nesse texto, busca-se seduzir o leitor por meio da exploração de uma voz externa sobre a identidade histórica do povo português. O trecho que evidencia esse procedimento argumentativo é

Alternativas
Comentários
  • Por que não a letra b?

  • Tem questões que, sinceramente, parece jogo de adivinhação...
  • Jurava que era a letra B, tem cada questão que só por Deus

  • foi uma questão "gatilho" comum no Enem!! observe no enunciado voz externa seduzir
  • “Que linda a ‘antiga, muy nobre, sempre leal e invicta’ cidade do Porto!".

  • Meu Deus! Por que não é a letra B? Enem, eu não posso fazer nada se a minha lógica é diferente da lógica de quem fez essa questão tá? cada um com sua lógica, recomendo terapia

  • O enunciado diz sobre a "exploração de uma voz externa sobre a identidade histórica do povo português."

    Nesse caso, o evento histórico pelo qual eles se orgulham é pela cidade nunca ter sido invadida

  • Nesse texto, busca-se seduzir o leitor por meio da exploração de uma voz EXTERNA sobre a IDENTIDADE HISTÓRICA DO POVO PORTUGUÊS . O trecho que evidencia esse procedimento argumentativo é:

    ATENÇÃO!

    No texto temos frases/palavras entre aspas, certo? Isso quer dizer que há uma voz externa sendo inserida.

    Só com essa informação dá para excluir duas alternativas:

    C & E (Nenhuma das duas estão entre aspas no texto )

    Letras D e B agora:

    D

    “E valorizam tudo o que há de bom ali, como "a melhor estrada para se dirigir do mundo’" [...]. (Realmente é uma voz externa, mas apenas esse trecho não atende ao que se refere à IDENTIDADE HISTÓRICA DO POVO PORTUGUÊS ).

    B (Muita gente foi pega aqui, eu também ksksks)

    “‘Encantei-me', diriam eles... pelas belas paisagens, construções históricas com lindas fachadas [...]"'. Encatei-me é uma voz externa, ok! Massss o resto da frase não. Por mais que tenha referência a identidade do povo português, não está entre aspas, triste.

    A:

    “Que linda a ‘antiga, muy nobre, sempre leal e invicta’ cidade do Porto!".

    Todoo trecho é uma voz externa e tbm remete a identidade histórica dos portugueses.