SóProvas


ID
5009737
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Uma das mais contundentes criticas ao discurso da aptidão física relacionada à saúde está no caráter eminentemente individual de suas propostas, o que serve para obscurecer outros determinantes da saúde. Ou seja, costuma-se apresentar o indivíduo como o problema e a mudança do estilo de vida como a solução. Argumenta-se ainda que o movimento da aptidão física relacionada à saúde considera a existência de uma cultura homogênea na qual todos seriam livres para escolher seus estilos de vida, o que não condiz com a realidade. O fato é que vivemos numa sociedade dividida em classes sociais na qual nem todas as pessoas têm condições econômicas para adotar um estilo de vida ativo e saudável. Há desigualdades estruturais com raízes políticas, econômicas e sociais que dificultam a adoção desses estilos de vida.
FERREIRA. M. S. Aptidão física e saúde na educação física escolar; ampliando o enfoque.
RBCE, n. 2. jan. 2001 (adaptado).

Com base no texto, a relação entre saúde e estilos de vida

Alternativas
Comentários
  • eu acho essa questão, no mínimo, complicada.

    quando o enunciado fala "Com base no texto, a relação entre saúde e estilos de vida" me parece que o enunciado está me perguntando em como o texto enxerga a relação comumente feita, e descrita no começo do texto, entre a saúde e o estilo de vida.

    Nesse caso, o texto diz que esse pensamento simplifica a realidade, partindo do ponto que os indivíduos têm as mesmas opções de escolhas (letra b).

    a partir dessa realidade, desse primeiro ponto estabelecido, o texto vai argumentar, problematizando.

    para mim, o enunciado mais correto para o que a banca desejava seria algo mais próximo de algo como: o que o texto reflete/discute/expõem sobre a relação entre saúde e estilos de vida.

  • Com base no texto:

    • "costuma-se apresentar o indivíduo como o problema e a mudança do estilo de vida como a solução": o texto faz, claramente, uma ressalva sobre a sociedade atual. Por exemplo, no Instagram. Basta abrir a rede social do momento para que você enxergue as pessoas citando mecanismos, fórmulas, caminhos para o que o INDIVÍDUO mude. Ou seja, o problema não está no fato de ter que trabalhar 8h por dia, pegar 4 ônibus, almoçar um biscoito, porque não há como comprar um almoço, nem tempo para levar de casa. O problema é a falta de coragem do ser humano, que é deverás piegas.
    • O fato é que vivemos numa sociedade dividida em classes sociais na qual nem todas as pessoas têm condições econômicas para adotar um estilo de vida ativo e saudável: fulaninho, tantos anos, estuda para o enem na melhor escola da cidade, seu motorista está sempre a sua disposição. Sua secretária, sempre livre para fazer todos os alimentos previstos pelo profissional de nutrição mais caro da cidade. Ciclaninho, estuda na escola municipal que fica no seu bairro, isto é, quando tem aula. Na geladeira: uma maçã, um suco de caixa vencido, feijão no pote de sorvete comprado há 2 anos, mas a avó guardou porque serviria para depositar algo. Enxerga a "homogeneidade"?
    • Há desigualdades estruturais com raízes políticas, econômicas e sociais que dificultam a adoção desses estilos de vida: Era 2020. O ano em que a Terra parou. Estávamos fadados a ficar em nossas casas, quando, surpreendidos pela inédita crise de corrupção, o governador do Rio de Janeiro é preso no próprio palácio dos deus que os brasileiros persistem em idolatrar. Mas, o problema não é o governador guardar dinheiro. O problema é ser pobre, ser empregado, não patrão. O problema é não ter o sorriso artificial feito por porcelana, mas ter dentes com higiene precária, porque, afinal, em toda esquina tem pasta, escova e, vamos ser sinceros, tem sempre uma UPA sem fila, organizada e com prontidão médica.

    D)

  • ''O fato é que vivemos numa sociedade dividida em classes sociais na qual nem todas as pessoas têm condições econômicas para adotar um estilo de vida ativo e saudável.''

    ''a relação entre saúde e estilos de vida''

  • Enunciado muito mal feito. Se a base é interpretação, então eles vacilaram. Nesse tipo de pergunta, as alternativas "complementam" a pergunta. Veja só a comparação:

    Com base no texto, a relação entre saúde e estilos de vida

    • considera a homogeneidade da escolha de hábitos saudáveis pelos indivíduos.

    Com base no texto, a relação entre saúde e estilos de vida

    • problematiza a organização social e seu impacto na mudança de hábitos dos indivíduos.

    Veja que a resposta dada como correta no gabarito (letra D) não concorda com o enunciado. O certo seria "o texto traz uma reflexão sobre a relação de saúde e estilos de vida quando..." problematiza a organização social e seu impacto na mudança de hábitos dos indivíduos.